Busca do site
menu

ENSP participa de estudo sobre exposição ao amianto em ex-trabalhadores de indústria

ícone facebook
Publicado em:22/01/2019
ENSP participa de estudo sobre exposição ao amianto em ex-trabalhadores de indústriaA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) participará de um estudo sobre a exposição ao amianto em ex-trabalhadores de uma fábrica de fibrocimento no Rio Grande do Sul. O projeto é desenvolvido pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Escola de Saúde Pública da Secretária Estadual da Saúde, em parceria com a ENSP e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

No início de janeiro, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) realizou a recepção aos bolsistas que participarão do estudo, que visa avaliar a exposição de trabalhadores ao asbesto em uma empresa de fibrocimento. Para o projeto, foi estabelecido termo de compromisso entre a Procuradoria Regional do Trabalho (MPT 4ª região) e a ENSP/Fiocruz.

A coordenação nacional é realizada pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, e a colaboradora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Maria Juliana Moura Corrêa. A coordenação local é realizada pelas médicas da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVST/Cevs-RS), Virginia Dapper e Luciana Nussbaumer.

“A integração da pesquisa e ações de vigilância em saúde é um desafio à produção científica, e, nesse estudo, faremos esse esforço de reunir diferente saberes para o cuidado em saúde”, ressaltou Maria Juliana.
 

Seções Relacionadas:
Parcerias Pesquisa

Nenhum comentário para: ENSP participa de estudo sobre exposição ao amianto em ex-trabalhadores de indústria