Busca do site
menu

Conheça a nova Renast online: acesse o site

ícone facebook
Publicado em:09/10/2018
A Renast online lançou recentemente seu novo site. Além das melhorias de usabilidade, a ferramenta passa a integrar dados de três fontes de informação em saúde do trabalhador: a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) e o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (Aeat). O projeto tem por objetivo disponibilizar ferramentas e incentivar práticas de comunicação e formação permanente, democratização e utilização de informações para apoiar o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

Conheça a nova Renast online: acesse o site


Para o coordenador da Renast online, Augusto Campos, uma das principais mudanças no site é a integração das notícias, recursos técnicos e educacionais com dados de apoio à análise de situação de saúde e o controle social; tudo isso organizado por classificações padrão de territórios, ocupações, atividades econômicas e doenças. Outro ponto importante é a revisão da estrutura e conteúdo dos verbetes temáticos, que devem, progressivamente e com as contribuições de atores-chave, constituir um manual de referência rápida para a Saúde do Trabalhador.

"Tivemos um importante avanço técnico e conceitual na ferramenta. Para que ela sirva de plataforma para a integração da Renast em sua visão ampla, reiteramos nosso convite a profissionais dos Cerests, controle social, observatórios de saúde pública, academia e demais atores do campo da Saúde do Trabalhador que se apropriem dela e contribuam com a sugestão de conteúdos, análises, comentário, etc."

Sobre a Renast online

A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador constitui a principal estratégia para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela articula diversas instituições e atores sociais que compõem o campo da saúde do trabalhador e a atuação da rede de serviços dos SUS. Iniciado em 2009, o projeto disponibiliza ferramentas e desenvolve práticas de comunicação, formação e informação para fortalecimento da Renast.

Desde 2015, o projeto foi incorporado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Nesse percurso, o projeto vem contando com a participação de diversos grupos de colaboradores de instituições, especialmente do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), da Fiocruz Brasília, da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/DSAST/SVS/MS), além de diversos pesquisadores, grupos de pesquisas, serviços e controle social.

A Renast online conta com o suporte de uma história de mais de 60 anos de dedicação da ENSP/Fiocruz na formação profissional em Saúde e Ciência & Tecnologia, como protagonista em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formulação de políticas públicas e prestação de serviços de referência em saúde. Em especial, o projeto se articula às ações do Cesteh/ENSP, que, desde 1985, atua na formação de recursos humanos para a área da Saúde do trabalhador no SUS e desenvolve metodologias de diagnóstico e intervenção em saúde, trabalho e ambiente.



Nenhum comentário para: Conheça a nova Renast online: acesse o site