Busca do site
menu

Fiocruz recebe líder da Bloomberg Philanthropies

ícone facebook
Publicado em:25/05/2018
A epidemiologista Kelly Henning, representante da Bloomberg Philanthropies, esteve no Brasil para cumprir uma agenda de visitas que engloba países como Vietnã, China, Indonésia, Filipinas, Paquistão, Bangladesh e Índia intencionando observar os sucessos e desafios no enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). O "Global Health Checkup" teve início no Inca, veio à Fundação Oswaldo Cruz e contou com presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e de parceiros, da Johns Hopkins University, da Vital Strategies, da The UNION, além de representantes de instituições nacionais como o Inca, ACTBr e da Fiocruz, tais como Tânia Fonseca, da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência, Sergio Rabello, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valeska Figueiredo, coordenadora do Centro de Estudos Sobre Tabaco e Saúde da ENSP/Fiocruz, Silvana Turci, coordenadora do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco.

Fiocruz recebe líder da Bloomberg Philanthropies
                                        Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, recebe Kelly Henning (centro), da Bloomberg
 
Na avaliação de Henning, o Brasil fez grandes progressos na implementação do MPOWER – um conjunto de intervenções adotadas pelos países membros da CQCT/ OMS que objetivam proteger a saúde de suas populações e lutar contra a epidemia de tabagismo. As medidas consistem no monitoramento do uso de tabaco; proteção da população contra a fumaça; oferta de ajuda para cessão do fumo; advertência a respeito dos perigos do tabaco; cumprimento das proibições sobre publicidade, promoção e patrocínio; e o aumento de impostos dos produtos de tabaco.
 
“O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a proibir termos enganosos, tais como ‘leve’ e ‘suave’ para descrever os produtos do tabaco, além de ter aumentado os impostos sobre os produtos de tabaco para uma média de 79% do preço. A liderança no controle do tabagismo impõe o desafio de desenvolver bases sólidas a fim de garantir que esse progresso não seja prejudicado, em especial pelo enorme esforço da indústria do tabaco para detê-lo”, admitiu a representante da Bloomberg Philanthropies em relatório sobre a viagem. Ela ainda completou: "Inca, Fiocruz e ACT estão fazendo um trabalho muito importante para garantir que as políticas estejam em vigor na intenção de proteger as pessoas do Brasil dos danos causados pelo uso e exposição do tabaco". O encontro aconteceu em abril, no Castelo da Fiocruz.

Fonte: Boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz recebe líder da Bloomberg Philanthropies