Busca do site
menu

Inscrições para curso que analisa crise hídrica sob o prisma do nexo água-alimento-energia terminam nesta quinta-feira (10/5)

ícone facebook
Publicado em:27/04/2018

Inscrições para curso que analisa crise hídrica sob o prisma do nexo água-alimento-energia terminam nesta quinta-feira  (10/5)Estão abertas as inscrições para o curso de qualificação profissional O nexo da água, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Desenvolvido no bojo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Saúde, o curso tem o propósito de oferecer subsídios técnicos aos profissionais que atuam na gestão de águas para discutir e analisar as relações de sinergia positiva e negativa e trade-off entre os principais setores que demandam água - consumo humano e saúde, produção de energia e produção de alimentos. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. O Nexo da água é coordenado pelo pesquisador Tatsuo Shubo e as inscrições estarão abertas até 10 de maio de 2018. Leia o edital e faça aqui sua inscrição.

Com relação a proposta de formação, o coordenador lembra que a crise hídrica mundial é um somatório de crises hídricas locais, que se interconectam pelo comércio inter-regional e internacional de água virtual. Portanto, num cenário onde a variabilidade climática tende aos extremos de secas e inundações, tanto a qualidade quanto a disponibilidade de água ficam comprometidas e, em razão disso, faz-se necessário dar luz à questão e criar espaços de discussão. "No atual momento, é fundamental criar espaços para discussão sobre esse bem fundamental à vida e, ao mesmo tempo, fio condutor da economia moderna. Tudo o que consumimos tem água incorporada em alguma fase do processo produtivo. Isso é verdade para o alimento e também para o computador. Sem energia, não há produção. Sem água e alimentos, não há vida".

Cacterísticas do curso e perfil do aluno:

O curso tem caráter presencial e é focado em diálogos estruturados e dinâmicas de construção coletiva de propostas, visando a formação e a geração de conhecimento e o desenvolvimento de competências capazes de contextualizar um fato aparentemente isolado através de um fio condutor, no caso, o Nexo da Água. Vinculado a este tema central, tendo como pano de fundo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Saúde, os conhecimentos e experiências previas do aluno serão mesclados com novos conceitos, com o intuito de facilitar a identificação e articulação de cenários decorrentes do fato dado, envolvendo os diversos setores da sociedade.

A proposta destina-se a profissionais de nível superior em qualquer área do conhecimento, que atuem ou tenham interesse em atuar no planejamento, gestão e sustentabilidade dos recursos hídricos (membros de comitês de bacias, profissionais ligados à discussão política dos recursos hídricos, técnicos e gestores de empresas de saneamento, gestores ambientais etc).

Veja o edital aqui.

Inscrições para curso que analisa crise hídrica sob o prisma do nexo água-alimento-energia terminam nesta quinta-feira  (10/5)


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições para curso que analisa crise hídrica sob o prisma do nexo água-alimento-energia terminam nesta quinta-feira (10/5)