Seminário internacional a Epidemia das Drogas Psiquiátricas: causas, danos e alternativas
Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2017, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) sediará o Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas. O objetivo deste Seminário é contribuir para o conhecimento e ações sobre as causas e os riscos do atual modelo de doença da psiquiatria na abordagem do sofrimento psíquico, as interfaces com o processo de produção e consumo de drogas psiquiátricas, assim como para a construção de alternativas terapêuticas na atenção psicossocial.
O Seminário ocorre em um contexto em que internacionalmente está ocorrendo o avanço incomensurável do fenômeno da medicalização do sofrimento psíquico e dos comportamentos sociais considerados normativamente indesejáveis. Através da inflação de categorias de diagnóstico psiquiátrico, praticamente ninguém é normal, na medida em que virtualmente todos são pacientes psiquiatrizáveis e a serem tratados pelo sistema de saúde. E o tratamento hegemônico é de natureza bioquímica, baseado no pressuposto que os “transtornos psíquico” diagnosticados são causados por “desequilíbrios químicos” no cérebro, corrigidos por drogas psiquiátricas. A consequência é que a sociedade sofre de uma epidemia de transtornos psiquiátricos.
Embora o pensamento dominante considere que esse fenômeno se deva aos avanços da habilidade médica em identificar doenças mentais e à descoberta de novos medicamentos, muitos renomados pesquisadores e profissionais do campo da saúde mental têm outras compreensões deste fenômeno.
Evidências científicas e experiências concretas demostram que existem alternativas viáveis e seguras para a “desmedicalização”. O que para nós brasileiros é da maior importância, na medida em que tomamos consciência das consequências iatrogênicas do modelo biomédico que hoje domina o campo da saúde mental.
Levando em consideração o papel-chave da Fiocruz na pesquisa e na formação de profissionais de saúde pública, e na construção de tecnologias de saúde com impacto positivo na promoção da saúde coletiva, O Seminário reunirá cientistas e intelectuais de renome nacional e internacional para refletir sobre as dimensões do processo de medicalização e para trocar experiências sobre as alternativas a epidemiologia das drogas psiquiátricas.
Alguns dos palestrantes com presença já confirmada:
Convidados Internacionais:
● Robert Baird Whitaker, é jornalista e escritor, tendo publicado dois livros sobre a história da psiquiatria: “Mad in America” (2002) e “Anatomy of an Epidemic” (2010) - este em versão para o português pela editora Fiocruz. Ele é coautor, com Lisa Cosgrove, do livro “Psychiatry Under the Influence” (2015).
● Jaakko Asko Tapio Seikkula, é professor e vice-diretor no departamento de Psicologia da Universidade Jyvaskyla na Finlândia. Seikkula é especialmente conhecido pelo desenvolvimento da direção da terapia “Open Dialogue" (Dialogo-Aberto), usada para o tratamento de psicoses.
● Laura Delano, é uma sobrevivente em psiquiatria que escreve sobre seus treze anos de doutrinação psiquiátrica e como foi sair do tratamento centrado nas drogas psiquiátricas.
● Alejandra Barcala, diretora do Programa de Doutorado de Saúde Mental Comunitária na Universidade Nacional Lanús, Argentina.
● Cecília Ausburguer, docente do programa de doutorado em saúde mental comunitária da Universidade Nacional de Lanús, Argentina.
● Andrés Techera, Psicólogo e Docente do APEX na Universidade da República do Uruguai.
● Nelson de Leon, é docente da faculdade de Psicología na Universidade da República do Uruguai, organizador do livro “Salud Mental en debate” (2013). É membro da Assembleia Instituinte para a Saúde Mental, Desinstitucionalização e Vida Digna (UY).
● Debora Gribov, é professora titular da Universidade da República do Uruguai (UDELAR) e ex-membro da Associação de Professores da UDELAR. Trabalho no programa de Atenção a família buscando ampliar o atendimento interdisciplinar a pacientes grávidas e de primeira infância em risco sociossanitário no município de Montevidéu.
● Maria José – Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade da República do Urugua (UDELAR)
Convidados Nacionais:
Biancha Angelluci
Cecília Collares
Helena Rego Monteiro
Maria Aparecida Moyses
Rogerio Giannini
Rossano Cabral Lima – Professor do IMS/UERJ
Walter Ferreira Oliveira – Professor da UFSC, Presidente da Abrasme
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional
ENSP Internacional
Nenhum comentário para: Seminário internacional a Epidemia das Drogas Psiquiátricas: causas, danos e alternativas
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.