Busca do site
menu

Cep/ENSP comemora 20 anos debatendo o direito dos participantes de pesquisa no Brasil

ícone facebook
Publicado em:09/05/2017
Cep/ENSP comemora 20 anos debatendo o direito dos participantes de pesquisa no BrasilO Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP comemorou seus 20 anos de atuação falando sobre os desafios impostos pela aprovação do Projeto de Lei 7.082/2017 (PLS 200/2015), que dispõe acerca dos princípios, diretrizes e regras para a condução de pesquisas clínicas em seres humanos por instituições públicas ou privadas. O PL é motivo de crítica entre a comunidade científica da Fiocruz, principalmente devido a responsabilidades legais daqueles que não observam as normas éticas e a vulnerabilidade dos participantes e pesquisadores envolvidos nos processos da pesquisa científica. Para o coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, (Conep) Jorge Venâncio, convidado especial do evento comemorativo do Cep/ENSP, a política de retirada de direitos dos participantes de pesquisa, prevista no PL, é desastrosa. Além disso, apresenta inconstitucionalidade pela maneira como está sendo proposta.

“A ideia de que vai se progredir acabando com o direito das pessoas, desumanizando as relações, é uma completa ilusão, não é realidade. Em todos os países do mundo nos quais tentaram fazer isso, não deu certo. Nós não vamos nos calar, mesmo que aprovem esse projeto. A luta vai continuar, e, no momento, temos que brigar pra que ele não seja provado. E isso que precisamos fazer: resistir enquanto for possível”, enfatizou o coordenador.

Antecedendo a apresentação de Jorge Venâncio, foi realizada uma cerimônia de abertura que contou com a participação da vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Sheila Mendonça, da atual coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, Jennifer Braathen Salgueiro, da ex-coordenadora e membro do Cep/ENSP, Ângela Esher, do também membro do Cep/ENSP, Mauro Brandão Carneiro, e do coordenador da Conep, Jorge Venâncio. Na cerimônia, Sheila destacou que muitos avanços foram conquistados nos últimos anos, mas ainda há muito o que se caminhar nos Comitês de Ética espalhados pelo Brasil. 

Confira, no vídeo abaixo, disponível no Canal da ENSP no Youtube, a palestra na íntegra.

Leia também a carta na qual os CEPs da Fiocruz criticam o projeto de lei sobre pesquisa clínica. 
 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Cep/ENSP comemora 20 anos debatendo o direito dos participantes de pesquisa no Brasil