Busca do site
menu

Saúde Ambiental: ENSP e instituto cubano assinam plano de trabalho

ícone facebook
Publicado em:13/01/2017
Saúde Ambiental: ENSP e instituto cubano assinam plano de trabalhoA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba (Inhem) assinaram um plano de trabalho em Saúde Ambiental para o biênio 2017/2018. O acordo foi firmado em novembro de 2016 na ENSP, com a presença do vice-diretor do Inhem, Adolfo Perez. Além desse plano de trabalho, foi discutida a participação de profissionais cubanos no III Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública e, ainda, a realização de um seminário satélite que vai ao encontro do tema saúde ambiental.
 
Debatida, também, a possibilidade de intercâmbio de profissionais brasileiros e cubanos nos módulos de pós-graduação tanto do Inhem como na ENSP. Outra questão de interesse demostrada pelo Instituto de Cuba foi a cooperação em projetos e pesquisas desenvolvidos na área da saúde escolar. 
 
O objetivo do plano de trabalho é fortalecer a capacidade de resposta das instituições participantes na área de saúde ambiental. Para tanto, pretende desenvolver pesquisas conjuntas, divulgar, também em conjunto, evidências científicas produzidas por uma ou ambas as partes, e, ainda, formar recursos humanos em nível profissional e técnicos. O plano de trabalho está previsto para ser executado entre os meses de janeiro 2017 a dezembro de 2018.  
 
Entre os temas elencados para serem tratados no âmbito do seminário de saúde ambiental estão os desafios e riscos ambientais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); o acesso universal aos serviços de saúde ambiental; as mudanças climáticas; e o impacto dos modelos de desenvolvimento na saúde ambiental. 
 
A questão principal do III Colóquio Brasil-Cuba é discutir a formação em Saúde Pública a partir das experiências das principais escolas de saúde pública dos dois países, contribuindo para a criação de espaços colaborativos entre alunos, profissionais de saúde e professores desses países e fortalecendo as capacidades formativas regionais em Saúde Pública. O primeiro encontro foi realizado em dezembro de 2015, e o segundo em setembro de 2016.  

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Pesquisa

Nenhum comentário para: Saúde Ambiental: ENSP e instituto cubano assinam plano de trabalho