Busca do site
menu

Regionalização e conformação de Redes pautaram seminário na ENSP

ícone facebook
Publicado em:06/01/2017

Regionalização e conformação de Redes pautaram seminário na ENSPAo final de 2016, o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Daps/ENSP) organizou o seminário Desafios da Regionalização e Conformação de Redes de Atenção em Contexto de Desigualdades Territoriais. A atividade reuniu pesquisadores da ENSP e outras instituições de ensino e pesquisa que debateram, entre outros assuntos, desigualdade e fragmentação de políticas e sistemas de saúde, desigualdade e diversidade territorial, desafios de governança regional no SUS, além de desafios da integração na atenção básica. O primeiro dia do evento, 12 de dezembro, contou com a participação de Asa Cristina Laurell, umas das pesquisadoras mais representativas da corrente da medicina social latino-americana, que apresentou uma reflexão sobre as redes de atenção nos sistemas de saúde latino-americanos.
Confira a apresentação da Asa Cristina Laurell e a abertura do seminário no vídeo abaixo.

 


Após a apresentação de Asa Cristina, a pesquisadora do Daps/ENSP Cristiani Vieira Machado falou sobre as desigualdades e a fragmentação de Políticas e Sistemas de Saúde dando como exemplo a experiência da América Latina e a especificidade brasileira. Segundo ela, o fortalecimento da democracia é fundamental para transformações sociais mais profundas. Confira no vídeo abaixo.

Desigualdades e diversidade territorial em debate

Dando continuidade ao seminário, no período da tarde, aconteceu a mesa-redonda Desigualdades e diversidade territorial: implicações para o planejamento regional e a universalização do sistema de saúde no Brasil, que contou com a participação de Antonio Carlos Figueira Galvão, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia; Fabio Betioli Contel, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); e José Carvalho de Noronha, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz). Confira as apresentações abaixo.

 


Nenhum comentário para: Regionalização e conformação de Redes pautaram seminário na ENSP