Busca do site
menu

Seminário discute trabalho do Agente Comunitário de Saúde

ícone facebook
Publicado em:20/10/2016

Seminário discute trabalho do Agente Comunitário de SaúdeQuem cuida do cuidador? Considerados por quem pesquisa e pensa a saúde coletiva como um dos mais importantes elos entre a população e o Sistena Único de Saúde, os agentes comunitários de saúde (ACS) também enfrentam, em seu dia a dia, diversas situações que os colocam sob riscos. Número elevado de pacientes para cuidar, falta de interlocução com suas equipes e vínculos de trabalho precários foram alguns dos problemas levantados numa grande reflexão sobre a prática dos agentes comunitários de saúde, realizada em um seminário que encerrou a Semana do ACS, no dia 7 de outubro, na ENSP. Participaram do debate pesquisadores da Escola, agentes de saúde, ativistas, médicos, entre outros profissionais da área.

Na primeira parte, sob o título O Agente Comunitário de Saúde, cuidado, capacitação e direitos, a mesa contou com a participação dos ACS Wagner Souza e Cristiane dos Reis Pimenta, além de Mariana Lima Nogueira, pesquisadora da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio. A coordenação da mesa foi de Gisele O`dwyer, coordenadora do projeto Teias. Veja as palestras no vídeo.

 

 

 

 
Na segunda parte, com o título O aspecto histórico e político de suas práticas, falaram o pesquisador José Wellington Gomes Araujo, da ENSP, Maria Cecília Portugal Braga, médica da família e comunidade do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e André Luís Lima, doutorando em história e ativista social de Manguinhos. A Coordenação foi do ACS Jorge Nadais. Assista às palestras no vídeo.
 
 
Fotos: Eduardo de Oliveira/Radis/ENSP/Fiocruz

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Seminário discute trabalho do Agente Comunitário de Saúde