Busca do site
menu

Sistema previdenciário brasileiro em debate na ENSP na segunda-feira (23/5)

ícone facebook
Publicado em:20/05/2016

No dia 23 de maio, a ENSP recebe a docente da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ) e investigadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas da UFRJ Sara Granemann para a palestra Previdência em pauta: a reforma do sistema brasileiro e seu impacto para a classe trabalhadora. A atividade, aberta a todos os interessados, dá início ao curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola e está marcada para 9 horas, no salão internacional.

Sobre o curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

O curso busca oferecer capacitação para o planejamento, a organização e a avaliação das ações na Área de Saúde do Trabalhador na perspectiva de integrar teoria e prática através da discussão, da reflexão e da pesquisa para o enfrentamento dos problemas de Saúde / Trabalho / Ambiente. Pretende introduzir, a partir do referencial das Ciências Sociais, elementos teóricos para a compreensão das implicações entre as relações de produção, processo e organização do trabalho e a saúde dos trabalhadores; capacitar para a gestão da política local, fornecendo informações que favoreçam a uma maior integração setorial e institucional, tendo como atores privilegiados os serviços, a academia e as organizações de trabalhadores; fornecer instrumentos para a análise e intervenção nos ambientes de trabalho, bem como os indicadores para o diagnóstico das principais doenças relacionadas ao trabalho; e apresentar temas estratégicos que conformam a saúde do trabalhador a partir de instrumental teórico-metodológico e prático para desenvolvimento da capacidade de compreensão e vigilância no campo das relações entre saúde, trabalho e ambiente.

Quem é Sara Granemann

Sara Granemann é graduada em Serviço Social pela Fundação Universitária do Alto Vale do Rio do Peixe/SC (1985); especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná/PR (1988); mestre (1996) e doutora (2006) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1994. Possui pós-doutorado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (2014). Suas áreas de interesse são: tradição marxista; reforma do Estado; previdência pública e privada; serviço social e políticas sociais.
 

Sistema previdenciário brasileiro em debate na ENSP na segunda-feira (23/5)


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Sistema previdenciário brasileiro em debate na ENSP na segunda-feira (23/5)