Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP Cecília Minayo abre seminário na Fiocruz Amazônia

ícone facebook
Publicado em:27/04/2016
Pesquisadora da ENSP Cecília Minayo abre seminário na Fiocruz AmazôniaAbordando temáticas que permeiam a pesquisa social há muitas décadas, a coordenadora científica do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Claves/ENSP), Cecília Minayo, abriu o Seminário Determinantes Sociais do Processo Saúde-Doença: condições desiguais de vida em espaços amazônicos, nesta terça-feira (26/4), realizado pelo ILMD/Fiocruz Amazônia com a palestra Marcos Teóricos dos Estudos de Determinação do Processo Saúde Doença. Em sua análise, o conceito de desigualdade é muito mais complexo do que só o conceito econômico, em que os números são levados em consideração. Ela ressaltou que, nos últimos anos, o tema das desigualdades sociais tem tido mais ênfase nas pesquisas sociais, bem como as questões de gênero e a temática da vulnerabilidade social.
 
Evento transmitido ao vivo pelo Canal Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com alcance em mais de 40 municípios e para todo o país por meio de link próprio na internet, Cecília Minayo abordou sobre desigualdades sociais, em todos os seus aspectos, inclusive sob a ótica do conceito econômico; sobre as questões de gênero; tempo e espaço; e sobre as migrações.
 
Diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, ressaltou a importância da presença da pesquisadora Cecília Minayo na instituição e o compartilhamento com os participantes de sua experiência no campo da pesquisa. “O evento fala por si só. A presença de Cecília Minayo, a experiência dela e o que ela trouxe pra cá só enriquece cada vez mais o nosso curso de Saúde Coletiva, além de promover mudanças e transformações no pensamento social”, disse.

Pesquisadora da ENSP Cecília Minayo abre seminário na Fiocruz Amazônia
 
Para a vice-diretora de Ensino do ILMD/Fiocruz Amazônia, Luíza Garnelo, ela é uma das pessoas que estruturou o campo de pesquisa sociocoletiva do Brasil, particularmente na pesquisa qualitativa e, abrindo esses temas que foram falados no seminário: desigualdades, saúde ambiente, do ecossistema em saúde, da violência e agora o estudo do envelhecimento, que são coisas que nós temos pouca pesquisa produzida.

Fonte: Fiocruz Amazônia
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP Cecília Minayo abre seminário na Fiocruz Amazônia