ENSP apresenta diversos projetos no Portfólio da Rede de Pesquisa do Teias
O Portfólio Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil, que acaba de ser lançado na Fiocruz, traz diversos projetos integrados e liderados por pesquisadores da ENSP. O trabalho é resultado de uma das redes do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fundação: o PDTSP/Teias. Além dos projetos da Escola, o Portfólio destaca uma série de trabalhos desenvolvidos em outras unidades da Fiocruz, equipes de saúde e população do território de Manguinhos, localizado no entorno da Fundação. A Rede PDTSP-Teias, uma parceria entre a Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) e a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), é coordenada pela pesquisadora da ENSP Isabela Santos.
Entre os temas abordados estão: assistência farmacêutica; assistência ao planejamento da saúde sexual e reprodutiva na Atenção Básica, promoção da saúde da criança e do adolescente com condições crônicas; a (re)invenção do espaço urbano; a relação entre médico e paciente com o advento da internet; a avaliação da gestão do PDTSP-Teias; as estratégias de promoção da saúde com ciência e arte, potencializando tecnologias sociais aplicadas a diferentes territórios; condições de vida e saúde e uso dos serviços no Território de Manguinhos; diagnóstico socioambiental do Teias-Manguinhos; enfoque ecossistêmico em saúde; capacitação comunitária para a prevenção de parasitoses, por meio da educação popular participativa em saúde; participação social e gestão em saúde; ação de popularização da ciência que se desenvolve por meio da colaboração entre museus e escolas públicas vizinhas; desenvolvimento de estratégias locais para a promoção da saúde no Teias; e produção, circulação e apropriação de conhecimento para a promoção da saúde e a justiça ambiental.
A Rede PDTSP-Teias atuou no período de 2010 a 2013 e teve como objetivo a produção de soluções de saúde pública para territórios vulneráveis. Como resultado, catalisou e fomentou projetos associados às práticas de promoção, prevenção e atenção à saúde e buscou criar referências para processos de trabalho que pudessem inspirar tanto as ações em Manguinhos como em outros territórios, gerando retorno concreto à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhoria de vida das pessoas.
A ideia central é que, além de servir como referência para o desenvolvimento de processos de trabalho semelhantes em outros territórios, os produtos desenvolvidos no âmbito dessa Rede deem retorno concreto para a gestão do SUS e melhoria de vida das pessoas.
A gestão dessa Rede reorientou o desenvolvimento das pesquisas, usualmente oriundo da produção individual, direcionando-as para a produção coletiva e institucional. Esse modelo foi fundamental para instituir uma cultura colaborativa relacionada à construção coletiva de produtos, promovendo economia de recursos, otimização de processos de trabalho e diminuição das sobreposições e/ou lacunas do conhecimento no território de Manguinhos, que, inclusive, fomentou a demanda de um estudo avaliativo. A construção coletiva promoveu diálogos entre pesquisadores, trabalhadores do Teias, gerentes locais, da AP 3.1 – área programática que coordena a região de Manguinhos –, e gestores do nível central da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ).
A publicação está disponível no link: https://goo.gl/l2gWwy
Nenhum comentário para: ENSP apresenta diversos projetos no Portfólio da Rede de Pesquisa do Teias
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.