Busca do site
menu

ENSP participa de campanha sobre saúde do trabalhador frentista

ícone facebook
Publicado em:21/09/2015

ENSP participa de campanha sobre saúde do trabalhador frentistaQuem tem carro já deve ter ouvido, ao abastecer, a oferta para que se encha o tanque até a boca, além da trava de segurança. A prática, muito difundida, parece inocente. Garante mais algumas horas de autonomia para o dono do carro e a venda de um pouco mais de gasolina para o dono do posto. Mas no meio do caminho, algumas moléculas de benzeno ganham o ar. A substância é considerada cancerígena. O mais prejudicado acaba sendo o frentista, mas todos se tornam vulneráveis aos efeitos do benzeno. Abastecer além do click, como é conhecida a trava de segurança, já é proibido por lei, mas como informar é mais eficiente do que proibir, o Sindicato dos Trabalhadores dos Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro organiza, a partir desta segunda-feira, dia 21 de setembro, uma semana sobre segurança e saúde. Para fechar o evento, será realizado um seminário com a participação dos pesquisadores Antônio Sérgio Almeida e Rita Mattos, ambos do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP).

O seminário com a participação da ENSP acontece na sexta-feira, dia 25 de setembro, no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. Rita Mattos fará a palestra Avaliação da Exposição ao Benzeno em Posto de Combustíveis no Município do Rio de Janeiro. Em seguida, Antônio Sérgio falará sobre Ações de Vigilância em Saúde, Indicadores Biológicos. A participação da Escola, entretanto, não se restringe ao seminário. Ao longo de toda a semana, haverá campanha em postos de gasolina, com a coleta de material biológico dos trabalhadores para avaliação do nível de intoxicação deles. Além disso, foi elaborada pela equipe de design da CCI/ENSP uma cartilha e cartazes para orientação dos frentistas sobre os perigos do abastecimento além do automático. 

A campanha, que é uma iniciativa do Sindicato dos Frentistas do Rio (Sinpospetro-RJ), também conta com o apoio da Fundacentro, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho (MPT). Durante o seminário que encerra o evento, outros temas referentes à saúde do trabalhador, como a segurança nos postos de combustíveis, a aposentadoria especial e o trabalho da mulher durante o período de gestação e amamentação.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

ENSP participa de campanha sobre saúde do trabalhador frentista

1 comentários
ARLINDO E OUTTES
26/09/2015 13:52
parabéns pala iniciativa o nosso trabalhador frentista merece toda atenção e dedicação ! arlindo outtes-diretor de guarulhos e região .