Busca do site
menu

Nesta quinta (13/8), ENSP inicia 33º ano do curso de especialização em Saúde Mental

ícone facebook
Publicado em:10/08/2015
Nesta quinta (13/8), ENSP inicia 33º ano do curso de especialização em Saúde MentalA Escola Nacional de Saúde Pública iniciará mais uma edição do Curso Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante. A aula inaugural, realizada como atividade de greve da Fiocruz, acontecerá na quinta-feira (13/8), às 9h30, e receberá as expositoras Myres Cavalcanti, coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Município de São Paulo, e Teresa Cristina Endo, Assistente Técnica da Área de Saúde Mental, Álcool e outras drogas de SMS-SP. A abertura do 33º ano do curso debaterá o Programa De Braços Abertos: uma prática de equidade em Direitos Humanos na Saúde Mental - A inovadora proposta do Município de São Paulo para cuidar das pessoas em usos de drogas.
 
Programa de Braços Abertos
 
O programa "De Braços Abertos", implementado pela Prefeitura de São Paulo na região da Luz, no centro da capital, completou um ano em janeiro de 2015 com números acompanhados pela redução no chamado “fluxo” de usuários de drogas estimada em 80% e queda da criminalidade na região. O programa tem mais de 450 beneficiários cadastrados e soma mais de 54 mil atendimentos de saúde aos dependentes químicos realizados, além de 599 atendimentos odontológicos. 
 
O programa “De Braços Abertos” foi estruturado em frentes de trabalho de zeladoria com remuneração de R$15 por dia, atividades de capacitação, três alimentações diárias e vagas em hotéis da região. O projeto parte do resgate social dos usuários de crack por meio de trabalho remunerado, alimentação e moradia digna, com orientação de intervenção não violenta. Suas diretrizes trazem um novo olhar sobre o dependente químico, que deixou de ser tratado como um caso de polícia e passou a ser encarado como cidadão, com direitos e capacidade de discernimento. O tratamento de saúde é uma consequência das etapas anteriores, e não condição prévia imposta para participar do programa (saiba mais aqui).
 
Expositoras convidadas:

Myres Cavalcanti - Médica, Especialista em Medicina Preventiva e Social. Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Município de São Paulo.
 
Teresa Cristina Endo - Assistente Técnica da Área de Saúde Mental, Álcool e outras drogas de SMS-SP. Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Social (PUC-SP), Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Docente do Curso de Psicologia da PUC-SP e de Especialização do COGEAE.
 
Serviço:
 
Dia: 13 de agosto de 2015, às 9:30 horas
Salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)
Av. Leopoldo Bulhões, 1480 – 4º andar - Manguinhos 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Nesta quinta (13/8), ENSP inicia 33º ano do curso de especialização em Saúde Mental