Busca do site
menu

Publicação Trabalho, Educação e Saúde traz artigos de pesquisadores da ENSP

ícone facebook
Publicado em:10/02/2015
Publicação Trabalho, Educação e Saúde traz artigos de pesquisadores da ENSPA primeira edição de 2015 da Revista Trabalho, Educação e Saúde, publicação quadrimensal da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) disponível neste link, traz artigos com pesquisadores da ENSP e um editorial que relativiza as estratégias divulgadas recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para aumentar a internacionalização de artigos científicos produzidos no Brasil. O editorial lembra que embora desejável, a busca pela internacionalização sem a adoção de determinados critérios pode levar a uma subjugação das publicações brasileiras à lógica do mercado editorial científico dos países de capitalismo central, deixando-se assim de se promover uma interação com nações que têm problemas semelhantes aos nossos e também afastando a pesquisa acadêmica da busca real pela solução desses problemas. 
 
Ao todo, dois artigos de pesquisadores da ENSP integram esta edição da revista. O primeiro, intiulado A atenção primária em saúde na agenda da organização panamericana de saúde nos anos 2000 foi escrito por Cristiani Vieira Machado e Gustavo Correa Matta, pesquisadores da escola e  Alessandra Camargo da Silveira, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, que tem mestrado em Saúde Pública na ENSP. O artigo aborda a agenda da Organização Pan-Americana da Saúde para a atenção primária em saúde e suas possíveis implicações na proteção social na América Latina nos anos 2000. A pesquisa procurou identificar as concepções e significados subjacentes à proposta de 'atenção primária em saúde renovada' no que concerne à perspectiva da proteção social, considerando três aspectos: a população-alvo (universal ou focalizada), o escopo (abrangente ou restrito) e a forma de organização dos serviços (relações público-privadas). Os resultados indicam que a agenda política da Organização Pan-Americana da Saúde apresenta historicamente continuidades e descontinuidades. O movimento de renovação da atenção primária em saúde expressa uma inflexão importante nessa agenda, pois sugere uma visão da atenção primária em saúde como estratégia de reestruturação dos sistemas nacionais de saúde, para além da abordagem programática.

O segundo, Novos modelos de gestão do trabalho no setor público de saúde e o trabalho do agente comunitário de saúde, é de autoria de Carla Cabral Gomes Carneiro e Maria Inês Carsalade Martins. Partindo do trabalho do Agente Comunitário de Saúde, o texto discute a parceria do Estado com organizações sociais na gestão pública em saúde. O estudo de caso foi feito a partir da expansão da cobertura da Estratégia Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que o modelo de gestão do trabalho implantado opera sob a lógica da produtividade. A pesquisa destaca ainda a temporalidade e a externalidade dos vínculos de trabalho como fatores que podem comprometer os avanços trazidos pela constituição de 1988.  Você pode acessar online a revista.
 
Clique aqui e confira a íntegra da edição.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Publicação Trabalho, Educação e Saúde traz artigos de pesquisadores da ENSP