Busca do site
menu

Oficina discute preparação do setor saúde em grandes eventos e desastres

ícone facebook
Publicado em:15/12/2014
Oficina discute preparação do setor saúde em grandes eventos e desastresOs setores da saúde, incluindo vigilância sanitária e assistência farmacêutica, estão preparados para lidar com os grandes eventos de massa e os desastres no país? As lições aprendidas durante a Copa do Mundo e os desafios que estão por vir em 2016, com a realização das Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro, têm despertado o interesse da comunidade científica. Para discutir o tema com os profissionais da saúde envolvidos na preparação e resposta aos desastres e aos grandes eventos, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza, de 15 a 19 de dezembro, a oficina Elaboração de planos de preparação para desastres no setor saúde, ministrada pela professora emérita da UCLA e pesquisadora do Center for Public Health and Disasters - University of Utah, Kimberley Shoaf. 
 
A oficina é um dos produtos do projeto Prepara Brasil, coordenado pela pesquisadora da ENSP Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro, e tendo como coordenadora adjunta a professora Elaine Miranda, via programa Ciência sem Fronteiras. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (15/12), em cerimônia que teve a participação do coordenador do programa de Pós-graduação em Saúde Pública, Nilson do Rosário, da Profa. Elaine Miranda e da pesquisadora Claudia Osorio de Castro.
 
A atividade será realizada em quatro etapas, cujos temas discutirão: A Contextualização do Plano de Preparação; Construção de Planos de Preparação (Análise de Riscos e Construção de Planos de desastres); Experiências Recentes no Brasil; e a Construção de Planos de Preparação (Construção de Planos de desastres – prática).
 
“A oficina é uma atividade do projeto Prepara Brasil, do Programa Ciência sem Fronteiras. Vivemos numa temporada de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e buscamos nos apropriar da questão da assistência farmacêutica nos eventos de grande massa e desastres. Entendemos que também precisávamos nos apoderar da questão no setor saúde. A oficina reunirá profissionais das três esferas de governo, incluindo doutorandos, professores, técnicos e profissionais que trabalham no campo. A ideia é fazer uma associação do pensamento acadêmico com a prática”, disse Claudia Osorio.
 
No dia 18 de dezembro, no salão internacional da ENSP, uma sessão irá apresentar os resultados dos projetos Prepara Brasil e da pesquisa sobre Eventos de Massa e Vigilância Sanitária, coordenada pela pesquisadora Vera Pepe. Além disso, haverá participação do pesquisador Carlos Machado, que coordena o curso de capacitação para Agentes Locais em Desastres Naturais: Defesa Civil e Saúde na Redução de Riscos, e do Projeto Multiriscos.
 
Kimberley Shoaf
 
A pesquisadora trabalha na investigação dos efeitos das catástrofes na saúde, o que inclui: lesões, doenças a partir de uma variedade de desastres; os fatores que influenciam populações, resiliência aos efeitos na saúde de catástrofes; preparação e resposta de esforços efetivos do sistema de saúde e de cuidados de saúde pública em situações de desastres.

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Oficina discute preparação do setor saúde em grandes eventos e desastres