Busca do site
menu

Ex-ministra da Saúde de El Salvador é homenageada na Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:20/10/2014

Em solenidade realizada na ENSP no dia 17 de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz outorgou o título de Doutora Honoris Causa a uma mulher que sempre trabalhou em prol de uma saúde pública integral e de qualidade para os povos da América Latina: María Isabel Rodríguez. Emocionada, a médica e ex-ministra da Saúde de El Salvador disse estar sem palavras por receber tal honra de uma instituição que sempre atuou pela ciência a serviço da saúde e estando em uma casa que leva o nome de um amigo pessoal: Sergio Arouca.

Aos 91 anos, María Isabel Rodríguez ouviu discursos que valorizaram seu trabalho em prol dos direitos humanos, da educação e da saúde nas Américas, e destacaram ainda seu pensamento que sempre enxergou a saúde como uma questão social e não como uma lógica de mercado. Participaram da solenidade o coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fundação (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, o diretor da ENSP, Hermano Castro, o coordenador de Saúde da Fundação Cesgranrio, Hésio Cordeiro, a coordenadora geral da Alames, Nila Heredia, além do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
 

Ex-ministra da Saúde de El Salvador é homenageada na Fiocruz

Em sua fala, María Isabel Rodríguez lembrou o trabalho na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), apoiando o desenvolvimento de recursos humanos na região e a sua profunda identificação com a Fiocruz, principalmente na formulação de uma educação em saúde com qualidade e na construção de um modelo de Estado democrático. “Encontrei, no Brasil, novas ideias e experiências ao longo de minha trajetória profissional, principalmente conhecendo nomes como o do educador Paulo Freire. Foram tantas e novas reflexões que me ajudaram a trabalhar por uma saúde como direito fundamental para todos”, afirmou a homenageada.

Quem é María Isabel Rodrígues

A médica salvadorenha Maria Isabela foi a primeira reitora da Universidade de El Salvador, aos 88 anos, e também ministra da Saúde de El Salvador. Nessa oportunidade, presidiu a Assembleia Mundial da Saúde, com direito a todas as honras que os 190 países lhe concederam. Foi ainda presidente da Assembleia do Conselho da Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

É autora de mais de 100 trabalhos importantes na área de Saúde Pública, Educação Médica, Universalidade em Saúde, Recursos Humanos em Saúde. A amizade com Sergio Arouca começou quando María Isabel coordenou, na Opas, o programa de Residência em Saúde Internacional, do qual o sanitarista foi aluno da primeira turma.

Em 2011, o Comitê da Organização das Nações Unidas sobre Processo de Envelhecimento premiou dez personalidades mundiais por seus compromissos com o direito das pessoas idosas viverem com dignidade e paz e para que os governos desenvolvessem políticas e programas nacionais que permitissem a elas viverem como membros ativos da sociedade, protegendo-as de discriminação. María Izabel Rodríguez foi uma das agraciadas, junto com Kofi Annan, Nelson Mandela e outras sete personalidades.

Confira o currículo completo de María Isabel Rodríguez, com todas as condecorações já recebidas por ela, clicando aqui. Assista, em breve, no canal da ENSP no YouTube, a íntegra da solenidade de homenagem à Dra. María Isabel Rodríguez.


Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Ex-ministra da Saúde de El Salvador é homenageada na Fiocruz