Busca do site
menu

ENSP forma 146 novos mestres e doutores

ícone facebook
Publicado em:10/09/2014

ENSP forma 146 novos mestres e doutoresEmoção e sensação de mais uma etapa de vida cumprida foram as marcas da solenidade de formatura dos 146 novos mestres e doutores dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública, e Bioética, Ética Aplica e Saúde Coletiva da ENSP. Professores, egressos e representantes da Direção da Escola e da Presidência da Fiocruz participaram da cerimônia que encerrou a semana comemorativa dos 60 anos da instituição, realizada no dia 5/9. Na ocasião, foram homenageadas Tatiana Wargas de Faria Baptista como paraninfa das turmas, e Rosalina Koifman como patronesse.

Domingos José Vaz do Cabo, orador das turmas, falou da seriedade que essa nova formação traz para os alunos por conta do compromisso social que passam a ter, a partir de agora, produzindo e propondo inovações em prol da saúde da população.

Em um discurso comum, os coordenadores dos programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública, Nilson do Rosário Costa, Gina Torres e Silvana Granado, respectivamente, destacaram a importância dos formandos em fazerem um bom uso da titulação obtida em nome do país, lembrando que eles são o maior patrimônio que a ENSP pode ter.

Em sua fala, a coordenadora de Pós-Graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam, reafirmou o compromisso da ENSP com a democracia, a transformação da sociedade e o aprimoramento do SUS nos seus 60 anos de história. Por fim, destacou as boas notas obtidos pelos cursos stricto sensu da Fundação, em especial aos da Escola, obtidas na última avaliação trienal da Capes.

O diretor da Escola, Hermano Castro, lembrou que cursar um mestrado ou doutorado não é algo fácil, pois exige demais tanto dos professores, quanto dos alunos, e que os familiares são peças fundamentais nesse processo, sempre incentivando e ajudando na superação de desafios. "Isso não é um canudo, mas sim o resultado de muita luta que servirá de integração entre ensino, pesquisa e atividade na atuação em saúde para a população. Os 60 anos da ENSP não teriam sentido sem os alunos, que revigoram diariamente a instituição", afirmou.

Já a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, destacou que a data dos 60 anos da Escola é significativa para a saúde pública brasileira e, principalmente, para a Fiocruz, que tem orgulho de ter, em sua composição, uma instituição como a ENSP. "Os alunos são peças fundamentais nessa história vitoriosa de uma instituição que sempre esteve rompendo com as iniquidades existentes no país”, disse.

Por fim, Tatiana Wargas, vice-diretora de Pós-Graduação da Escola e paraninfa das turmas, afirmou que o maior presente para o professor é ver os alunos chegarem com sucesso ao final desta caminhada de dois ou quatro anos e cheios de vontade para mudar o mundo, reconhecendo o valor dessa conquista no brilho do olhar de cada um dos formandos.

“A formatura é um momento de celebração e também de reconhecimento do esforço e dedicação de estudantes e professores. Uma Escola se faz nesta parceria. Cabe também ressaltar que formamos mestres e doutores de um campo tão rico como a saúde coletiva, que passam a assumir uma dupla missão: de um lado, formar novos profissionais e produzir/compartilhar conhecimento sobre saúde no contexto da saúde ou fora dela; de outro, interagir com o sistema de saúde - gestores, profissionais e usuários - contribuindo para a construção de um SUS efetivo, universal, integral e participativo”, afirmou.

A vice-diretora destacou ainda: "Os alunos que formamos levam um pouco da ENSP, um pouco da Fiocruz e levam, principalmente, um pouco deste sonho ou utopia que a saúde coletiva alimenta a cada dia desde os anos 70, e passam a ser multiplicadores deste projeto!”.

A listagem completa dos 146 novos mestres e doutores da ENSP pode ser acessada no arquivo em anexo (lado direito da página).


Seções Relacionadas:
60 anos ENSP

Nenhum comentário para: ENSP forma 146 novos mestres e doutores