Busca do site
menu

Mestrado na Argentina: qualificação aprova 100% dos projetos

ícone facebook
Publicado em:28/08/2014
Os alunos da segunda turma do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina, fruto da cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud da Argentina (Anlis), estiveram no Brasil para uma série de atividades na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Os 16 mestrandos do país vizinho cursaram a disciplina obrigatória do mestrado, a de Tópicos em Saúde Pública, e realizaram o exame de qualificação dos projetos, os quais foram todos aprovados, no início de agosto. As defesas devem acontecer ainda no primeiro semestre de 2015.

Mestrado na Argentina: qualificação aprova 100% dos projetos
 
Os alunos foram recepcionados pela coordenadora-geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Cristina Guilam; pela vice-diretora da Pós-Graduação da ENSP, Tatiana Wargas; pelo representante da Cooperação com América Latina/Caribe e Unasul do Cris/Fiocruz, Álvaro Matida; pela coordenadora adjunta do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Mariza Theme; pela chefe do Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP, Maria Cecilia Gomes Barreira; e pelas coordenadoras o mestrado em Epidemiologia na Argentina, as pesquisadoras Aline Nobre e Letícia Cardoso.
 
Durante a estadia no Brasil, parte dos 16 alunos cursou a disciplina Estudos Ecológicos, oferecida pelo Curso de Inverno do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP. Após a atividade, os alunos participaram do exame de qualificação dos seus projetos, e todas as propostas foram aprovadas. De acordo com as coordenadoras do curso, a estadia no Brasil foi bastante produtiva. “Mais uma vez confirmamos a importância da vinda dos alunos à Fiocruz. Após três semanas de intenso trabalho e reuniões com os orientadores, os projetos avançaram bastante e todos os alunos tiveram seus projetos de dissertação aprovados”, disseram as coordenadoras. Em novembro, de acordo com a pesquisadora Aline Nobre, acontecerá, em Buenos Aires, a última disciplina: Seminários Avançados de Mestrado III. Ela ainda afirmou que está prevista para março de 2015 mais um período de três semanas dos alunos no Brasil. “As defesas devem acontecer ainda no primeiro semestre de 2015”, indicou.
 
O convênio com a Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud da Argentina partiu de uma demanda daquele país ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com a proposta de que ocorresse uma troca de tecnologias. Esse pedido motivou a criação do convênio que envolve pesquisa e recursos humanos. O bom desempenho da primeira turma de mestrado, que formou 14 mestres em 2010/2011, motivou o desenvolvimento da segunda turma de mestrado. 

Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Mestrado na Argentina: qualificação aprova 100% dos projetos