Busca do site
menu

ENSP completa 60 anos relembrando sua história

ícone facebook
Publicado em:20/08/2014

ENSP completa 60 anos relembrando sua históriaNo dia 3 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca completará 60 anos de existência e, para comemorar a data, a Direção da ENSP/Fiocruz organizou uma série de atividades. De 3 a 5/9, a instituição abre suas portas para promover reflexões acerca das melhorias nas condições de saúde, trabalho e vida da população brasileira, por meio de mesas redondas, palestras, rodas de conversas e painéis temáticos. Com o tema Saúde, educação, ciência e cidadania, nossa luta de todo dia, todos estão convidados a relembrar a trajetória da Escola, desde a sua fundação até o presente momento.

Por ser uma data marcante, a ENSP continuará sua bem sucedida história olhando para o futuro, mas sem esquecer o legado deixado por todos aqueles que por ela passaram e contribuíram para o movimento da Reforma Sanitária, da constituição do SUS. Neste período em que o país vive a efervescência dos movimentos sociais e de um forte debate político, tais temas se traduzem nas seis atividades agendadas.

No primeiro dia, 3 de setembro, após a solenidade de abertura, a parte da manhã contará com o painel Período 1954-1969 (do suicídio de Vargas à "eleição" de Médici) – Do nascimento à violação. A tarde, o Fórum de estudantes da ENSP promove a mesa redonda Criminalização de movimentos sociais: estado democrático de direito para quem?.

O dia 4 de setembro começa com o painel Período 1970-1979 (De Médici à anistia) - Do esvaziamento à retomada, seguido, a tarde, pela mesa redonda A crise atual do capitalismo e o impacto sobre a saúde e o SUS.

No terceiro e último dia de atividades, em 5 de setembro, acontecerá uma roda de conversa com alunos e ex-diretores com o tema A história da ENSP contada em verso e prosa, junto com o lançamento do vídeo ENSP: uma história de cidadania. Neste dia, dois eventos programados para a tarde completam as comemorações de aniversário: a palestra Desafios da gestão pública numa instituição de ensino, pesquisa e inovação em saúde pública e a tradicional formatura dos alunos de mestrado e doutorado da Escola.

A programação completa, com horários, participantes convidados e locais onde ocorrerão as atividades podem ser conferidas no site especial dos 60 anos da ENSP em www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/60anos. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.
 

ENSP completa 60 anos relembrando sua história


Seções Relacionadas:
60 anos ENSP

Nenhum comentário para: ENSP completa 60 anos relembrando sua história