ENSP integra pesquisa nacional para fortalecer o SUS
Fruto da pesquisa nacional ‘Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil’, o novo site Região e Redes: caminho da universalização da saúde no Brasil está no ar. Seu principal objetivo é avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teórico-metodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, além de seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS. A pesquisa tem caráter multicêntrico, é coordenada pela USP e conta com quase cem pesquisadores de diversas instituições no Brasil, entre eles, representantes da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).
Através de trabalhos coletivos, os participantes buscam identificar as condições que estejam favorecendo ou dificultando a regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde, permitindo uma maior compreensão dos possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil. Este estudo nacional sobre as regiões de saúde baseia-se em cinco dimensões:
1. Sistema de governança regional;
2. Fluxos de demanda e estruturação da oferta;
3. Atenção Primária em Saúde nas regiões e redes de saúde;
4. Redes de atenção à saúde e gestão clínica, contratualização, qualidade, monitoramento e avaliação;
5. Recursos humanos.
Outras duas dimensões orientam estudos focalizados em determinadas regiões de saúde: o subsistema de saúde indígena; e a incorporação tecnológica. A investigação será desenvolvida utilizando, majoritariamente, abordagens qualitativas de pesquisa avaliativa, com entrevistas, análise documental, observação participante e vinheta em regiões de saúde selecionadas. Para alguns de seus aspectos e dimensões adotará métodos e instrumentos quantitativos, como questionários estruturados ou planilhas para o processamento e análise das informações empíricas.
Pela ENSP, integram o Comitê Guia da pesquisa os professores Luciana Dias de Lima, Ligia Giovanella, Marcia Fausto e Nilson do Rosário Costa. “Na pesquisa, partimos do pressuposto de que o avanço da regionalização tende a interferir positivamente na ampliação do acesso à saúde no Brasil. Compreender os condicionantes desse processo, sob diversas dimensões, perspectivas e enfoques, é o objetivo do projeto. Para a ENSP, trata-se de uma oportunidade para estreitarmos parcerias com outras instituições e consolidarmos uma rede de pesquisa e ensino ampla sobre o tema, fortalecendo linhas de investigação já existentes em nossos Programas de Pós-Graduação”, esclarece Luciana Dias.
Para conhecer mais sobre Região e Redes: caminho para a universalização da saúde no Brasil acesse o endereço www.resbr.net.br. No site encontram-se disponíveis entrevistas, bibliografia sobre o tema, além de uma base de indicadores nas regiões de saúde atualmente existentes.