Busca do site
menu

Pacientes em tratamento de TB não encontram remédios no Rio de Janeiro

ícone facebook
Publicado em:19/05/2014

Pacientes em tratamento de TB não encontram remédios no Rio de JaneiroOs pacientes que estão em tratamento contra tuberculose no Rio de Janeiro não vêm encontrando os medicamentos, fornecidos pela rede pública de saúde, há algum tempo. Nos locais onde existem os remédios, eles estão sendo distribuídos de forma fracionada. O Observatório Tuberculose Brasil (OTB/ENSP) entrou em contato com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) para mais esclarecimentos sobre este problema.

Confira, abaixo, a íntegra da nota de resposta da SVS/MS ao OTB/ENSP, enviada em 2 de abril de 2014. Entretanto, segundo o Observatório, mesmo após quase dois meses do comunicado, a situação só tem se agravado.

Nota da SVS/MS

Os medicamentos para o tratamento da tuberculose, disponíveis no Sistema Único de Saúde, tinham data de validade a expirar no dia 31 de março de 2014. Enquanto o INCQS concluía os testes para a extensão da validade, o Ministério da Saúde enviou novos medicamentos com prazo de validade superior a um ano, a todas as unidades federadas do país no dia 21 de março de 2014.

Em março, o Ministério da Saúde comunicou aos estados a necessidade de uma distribuição ágil dos medicamentos aos municípios. Hoje, dia 2 de abril de 2014, todas as unidades federadas têm os medicamentos em seus estoques, sendo a logística interna de cada estado definida entre a Secretaria Estadual de Saúde e suas respectivas Secretarias Municipais. Estamos solicitando às SES agilidade na distribuição.

Atenciosamente,

Jarbas Barbosa da Silva Jr.
Secretário de Vigilância em Saúde
Ministério da Saúde


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Pacientes em tratamento de TB não encontram remédios no Rio de Janeiro

1 comentários
MARCLEIDE MEDEIROS
15/06/2014 20:25
Há alguns meses,está faltando medicação para tratamento de TB em Maceió-AL. Não sei de quem é a responsabilidade, mas tenho certeza de quem será prejudicado com esta situação: O PACIENTE.