Doe sangue antes da Copa e ajude a manter os estoques nos hemocentros
A Copa do Mundo vai começar e os hemocentros do país se organizam para que os estoques de sangue não fiquem baixos durante o evento. Assim como o período de férias, final de ano ou carnaval, a quantidade de doações costuma cair quando se muda a rotina da cidade, o que deve ocorrer no Mundial de 2014. Por isso, doe sangue antes da Copa e ajude a manter os estoques regulares.
Durante os dias de jogos - que vai de 12 de junho até 13 de julho - as 12 cidades-sede terão um maior fluxo de pessoas, muitas festas e mudanças na rotina das cidades. Isso pode fazer com que doadores regulares deixem de doar, diminuindo os estoques dos hemocentros. O período ainda coincide com as férias escolares do meio do ano, o que pode contribuir ainda mais com a falta de doadores regulares na cidade. Para estimular a doação antes da Copa, o Ministério da Saúde vai lançar nas redes sociais uma campanha convocando os doadores aos hemocentros.
Na Copa das Confederações de 2013 o Ministério da Saúde já tinha feito um encontro com todos os hemocentros dos estados para discutir estratégias e ações de coleta de sangue e planos de contingência para possíveis imprevistos, como desastres naturais ou outros problemas. “Mesmo crendo que não teremos dificuldades, é fundamental trabalharmos com planejamento. De qualquer forma é importante que os doadores façam suas doações de sangue antes da Copa. Eles são essenciais para que seja possível garantir a disponibilidade de sangue no período do evento” ressalta Maria de Fátima Montoril, coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
Fonte: Blog da Saúde
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro
Fique por Dentro
Nenhum comentário para: Doe sangue antes da Copa e ajude a manter os estoques nos hemocentros
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



