Maternidades do SUS passam a ter novas regras
O contato aquecido pele-a-pele com a mãe, o estimulo a amamentação na primeira hora de vida e o clampeamento do cordão umbilical somente após o mesmo parar de pulsar. Essas são algumas das recomendações que o Ministério da Saúde oficializou recentemente em portaria que passa a valer para todas as unidades do sistema público de saúde. As diretrizes fazem parte da organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido no Sistema Único de Saúde (SUS) e oficializam recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do próprio Ministério.
Conforme a portaria, os procedimentos de rotina adotados após o nascimento do bebe, como exame físico, pesagem e outras medidas antropométricas, profilaxia da oftalmia neonatal devem ser realizados somente após esses primeiros cuidados, importante mudança na lógica de atendimento ao bebê.
Para os recém-nascidos com respiração ausente ou irregular, tônus diminuído e/ou com líquido meconial, a portaria estabelece que o atendimento deverá seguir o fluxograma do Programa de Reanimação da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 2011. A unidade de saúde deverá contar obrigatoriamente com profissional médico ou de enfermagem treinado em reanimação neonatal de acordo com orientação da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM) do Ministério da Saúde.
A portaria contribuirá para a redução da mortalidade neonatal, um dos principais objetivos da Rede Cegonha, criada em 2011 com a meta de incentivar o parto normal humanizado e intensificar a assistência integral à saúde de mulheres e crianças, desde o planejamento reprodutivo, passando pela confirmação da gravidez, pré-natal, parto, pós-parto, até o segundo ano de vida do filho. Atualmente, a estratégia Rede Cegonha está presente em mais de 5 mil municípios de todos os estados do país, e atende a 2,6 milhões de gestantes. Desde o lançamento da Rede, já foram investidos mais de R$ 3,3 bilhões para o desenvolvimento de ações em todo o país.
Fonte: Blog da Saúde
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro
Fique por Dentro
Nenhum comentário para: Maternidades do SUS passam a ter novas regras
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



