Busca do site
menu

Sessão científica debate certificação de pessoas

ícone facebook
Publicado em:06/12/2013

Sessão científica debate certificação de pessoasO Centro de Estudo da Saúde Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará na segunda-feira, 9 de dezembro, mais uma de suas sessões científicas. Organizada pela coordenadora do Serviço de Audiologia do Cesteh, Marcia Soalheiro, a atividade debaterá a certificação de pessoas. A palestra será proferida pela engenheira mecânica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ranyy Michalski. O objetivo da sessão é apontar a importância do processo de certificação de pessoas e os benefícios para o serviço que investe nesse tipo de capacitação. A atividade é aberta ao público, não necessita de inscrição prévia, e acontecerá na sala 40 do prédio do Cesteh, a partir das 13h30. 

Sobre a certificação de pessoas

As crescentes inovações tecnológicas e organizacionais no mundo do trabalho e a consequente demanda por maior especialização profissional têm impulsionado a implementação de processos para a certificação de pessoas. A certificação de pessoas, baseada em um sistema que estabeleça processos de avaliação legitimados, reconhecidos formalmente e amplamente aceitos, pode propiciar credibilidade e adequado grau de confiança na capacidade do profissional certificado, facilitando seu reconhecimento e inclusão no trabalho.

É também um mecanismo cada vez mais aceito para atuar sobre a qualidade de educação profissional e possibilitar uma interface com as atuais necessidades do mercado. Em alguns países a certificação de pessoal está sendo promovida como meio para facilitar o acesso à educação continuada das pessoas ao longo das suas vidas.

*Com informações do Inmetro.


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Sessão científica debate certificação de pessoas

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
06/12/2013 19:18
Pessoas não são instrumentos,nem máquinas .As formas das pessoas atuarem e ganharem competência é e são variadas ! Como mostra os estudos na pedagogia de ponta e avançada [vejam a literatura técnico científica atual sobre aprendizagem]. Cada pessoa aprende, compreende e atua de maneira "sui generis ". Com pessoas avaliamos o conhecimento e sua prática e não se "certifica" pois aprender é um processo dinâmico e nunca acabado. Isso é pura coisificação do ser humano ! Tá faltando pensamento, reflexão, filosofia, e humanismo !