Busca do site
menu

Sessão científica debate bases genéticas do TOC

ícone facebook
Publicado em:04/12/2013

Sessão científica debate bases genéticas do TOCNa quinta-feira, 5 de dezembro, o Centro de Estudo da Saúde do Trabalahdor e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará a sessão científica Bases genéticas do Transtorno Obsessivo-Complusivo (TOC). A atividade será apresentada pela coordenadora do Laboratório de Genética Humana do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fabiana Kohlrausch. A sessão é aberta ao público, não necessita de inscrição prévia e será realizada no salão internacional da ENSP, a partir das 10 horas.

Confira o currículo da pesquisadora aqui.

O que é TOC – Transtorno obsessivo-compulsivo

TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade descrito no "Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais -DSM.IV" da Associação de Psiquiatria Americana. A principal característica do TOC é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.

Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto da gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas, que ajudam a aliviar a ansiedade. Alguns portadores dessa desordem acham que, se não agirem assim, algo terrível pode acontecer-lhes. No entanto, a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a agravar-se à medida que são realizados os rituais e pode transformar-se num obstáculo não só para a rotina diária da pessoa como para a vida da família inteira.

Em geral, os rituais se desenvolvem nas áreas da limpeza, checagem ou conferência, contagem, organização, simetria, colecionismo, e podem variar ao longo da evolução da doença.

(Fonte: http://drauziovarella.com.br/)

 


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Sessão científica debate bases genéticas do TOC