Busca do site
menu

'Cesariana - morte materna e prematuridade' é o tema do Sala de Convidados

ícone facebook
Publicado em:04/11/2013
A incidência de morte materna associada à cesariana é 3,5 vezes maior do que no parto normal. Além disso, uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde em relação aos partos cesáreos está relacionada à prematuridade iatrogênica, ou seja, quando uma cesariana é marcada para um dia por se supor que o bebê estará pronto nessa data, mas a criança nasce prematura. Isso sem contar a questão financeira, já que uma cesariana custa mais do que um parto normal e ainda requer mais tempo de internação. Mesmo com esses fatores, no Brasil, é muito grande o número de mulheres que têm seus filhos por meio de cirurgia. Nesta terça-feira (05/11) o Sala de Convidados discute, ao vivo, às 11h, o tema "cesariana - morte materna e prematuridade".
 
Os participantes vão debater os riscos implicados nesse tipo de procedimento, falar sobre quando ele é indicado e quando poderia ser evitado e discutir como anda a situação no país e como ela pode ser encaminhada. Estão confirmadas as presenças de Ingrid Lotfi, representante da Rede Parto do Princípio, e Simone Grilo Diniz, médica e professora da USP e autora de livros como Parto Normal ou Cesárea - o que toda mulher (e homem) deve saber e Assistência ao parto e direitos humanos.
 
Sobre o Sala de Convidados
 
É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11h às 12h. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde. 
 
Participação ao vivo
 
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.
 
Como assistir
 
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Fonte: Canal Saúde
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: 'Cesariana - morte materna e prematuridade' é o tema do Sala de Convidados
Database Error

Ocorreu um erro de base de dados

Error Number: 1142

INSERT command denied to user 'informe_site'@'157.86.160.56' for table `informe`.`sistema_sessions_informe`

INSERT INTO `sistema_sessions_informe` (`id`, `ip_address`, `timestamp`, `data`) VALUES ('6alfet5konnifpumigsn1idukji8hv13', '216.73.216.42', 1781296604, '__ci_last_regenerate|i:1781296603;')

Filename: libraries/Session/drivers/Session_database_driver.php

Line Number: 238