HFSE completa 66 anos e implanta ambiente destinado à telessaúde
A comemoração dos 66 anos do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) será celebrada com a inauguração de um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) – projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Uma parceria entre os Ministérios da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia proporcionou a inclusão do HFSE no mapa brasileiro da telessaúde, com a instalação desse ambiente multimídia, a ser inaugurado no dia 30 de outubro, às 10 horas, na Divisão de Ensino e Pesquisa do hospital.
A sala de videoconferência, com capacidade para 25 pessoas, possui equipamentos com tecnologia de ponta para a comunicação em tempo real e está conectada a uma rede de alta performance, operada pela RNP. No espaço, será possível acessar a transmissão simultânea de palestras, cirurgias, cursos e reuniões de redes de ensino e pesquisa nacionais e internacionais (da América Latina, da Europa, do Japão, da Austrália e dos Estados Unidos).
Por meio dos 82 núcleos da Rute, profissionais, residentes e estudantes da área da saúde poderão trocar informações com hospitais universitários e outras instituições voltadas para o ensino e a pesquisa. Além da sala, há um equipamento de videoconferência móvel que se deslocará para espaços estratégicos do hospital como o centro cirúrgico e os auditórios da Pediatria e da Divisão de Ensino e Pesquisa.
Para o diretor do HFSE, Miguel Monteiro, essa ferramenta possibilitará um intercâmbio de informações científicas que enriquecerão as práticas profissionais no hospital. Ana Guedes, coordenadora do Núcleo de Telessaúde do HFSE, também aposta no impacto que o conhecimento trazido de fora terá sobre as rotinas de trabalho, podendo gerar novas culturas que fortalecerão a qualidade da assistência.
Utilização – A Rute possui uma programação diária com atividades voltadas para a formação profissional contínua. A integração entre os participantes ocorre por meio dos Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs estimulam o debate de temas específicos por meio de discussões de caso e diagnósticos a distância. Há 40 SIGs em funcionamento, reunindo aproximadamente 300 instituições, com grupos sobre Pediatria, Cardiologia, Oftalmologia, Saúde indígena, Dermatologia entre outros temas.
Até 2014, o HFSE implantará dois SIGs na rede, como contrapartida da sua entrada. O primeiro já está em fase de consolidação e será coordenado pela equipe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP). O SIG Infecções Congênitas Materno-Infantil: Grupo de Pesquisa terá atividades mensais. Serão parceiros deste SIG o Laboratório de Epidemiologia Clínica (Ipec) da Fiocruz e a Universidade da Califórnia.
Fonte: Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ
Fique por Dentro



