Busca do site
menu

Parto normal: medos e mitos é o tema do 'Ligado em Saúde'

ícone facebook
Publicado em:25/10/2013
O parto normal é cercado de medos e mitos para muitas mulheres. Muitas pensam inicialmente em optar por ele, mas no final da gestação acabam fazendo um parto cesáreo por algum motivo. No Brasil, o número de cesarianas realizado é muito maior do que o preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 15%. Por aqui, o índice passa dos 30%, mais que o dobro do recomendado. Mas quais são as preocupações que levam a mulher a escolher uma cesariana quando a opção é dela? O que é verdade e o que é mito em torno do parto normal? No Ligado em Saúde desta segunda-feira (28) a apresentadora Marcela Morato conversa com a ginecologista e obstetra Julia Fatorelli sobre os medos e mitos que existem em torno do assunto. O programa vai ao ar às 11h.
 
O medo da dor, da alteração do períneo, do tamanho do bebê serão alguns dos pontos que vão ser esclarecidos pela ginecologista. A especialista vai explicar o que simplesmente não é verdade e o que pode ser feito para evitar efeitos indesejados. Além disso, ela também vai falar sobre dúvidas comuns a muitas mulheres como, por exemplo, se é possível para as mães que tiveram o primeiro filho por cesariana ter o segundo por parto normal.
 
O programa também vai mostrar a experiência de mulheres que passaram pelo parto normal e o exemplo do Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, no Rio de Janeiro, inaugurado no ano passado e que tem um índice de cesarianas bem abaixo do restante da rede pública.
 
Sobre o Ligado em Saúde
 
É um programa de entrevista e serviço sobre temas de saúde voltado para o público em geral, apresentado por Marcela Morato. O ponto de partida são sugestões de pauta do público e o programa vai ao ar às segundas e quartas-feiras, de 11h às 11h30. Os assuntos abordados referem-se à promoção da saúde, prevenção e esclarecimento sobre doenças.
 
Participação do público
 
O público pode participar do programa, que é gravado, sugerindo pautas e enviando perguntas antecipadamente para a produção através do e-mail ligado@fiocruz.br ou ligando, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Você pode ainda interagir com o programa com comentários na Fan Page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial).
 
Como assistir
 
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.
 
Fonte: Canal Saúde
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Parto normal: medos e mitos é o tema do 'Ligado em Saúde'