Busca do site
menu

Tratamento adequado de resíduos pode ser verdadeira mina de ouro, mostra estudo da ONU

ícone facebook
Publicado em:10/10/2013

Cerca de 3,5 bilhões de pessoas, metade da população mundial, não dispõem de serviços cruciais de gestão de resíduos, o que significa um prejuízo significativo para o meio ambiente, a saúde e as economias, alertou as Nações Unidas em 7/10. A ONU também ressaltou que a reciclagem e o tratamento adequado do lixo podem ser, literalmente, uma mina de ouro.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) chamou de impressionante os números divulgados no relatório Diretrizes para estratégias nacionais de gestão de resíduos: dos desafios às oportunidades, lançado em parceria com Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar, na sigla em inglês). O estudo mostra que 1 tonelada de lixo eletrônico reciclado poderia render o equivalente entre 5 e 15 toneladas de ouro e afirma que a gestão de resíduos não é apenas um desafio, mas “uma oportunidade inexplorada”.

Além do potencial de ouro que pode ser extraído de uma tonelada de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (e-waste), a pesquisa observa que a quantidade de cobre, alumínio e metais raros retirados do material reciclado excederia muitas vezes a quantidade encontrada naturalmente.

Saiba mais aqui.


Fonte: ONU Brasil
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Tratamento adequado de resíduos pode ser verdadeira mina de ouro, mostra estudo da ONU