Busca do site
menu

Revista traz última publicação do pesquisador Odir

ícone facebook
Publicado em:18/09/2013

Revista traz última publicação do pesquisador OdirA edição de junho da revista Saúde e Sociedade (vol. 22, n. 2) presta homenagem (in memoriam) ao pesquisador Odir Clécio da Cruz Roque, falecido em 14 de junho. O periódico traz o último trabalho publicado pelo professor, composto em parceria com os pesquisadores Paulo José de Mendonça Ribeiro e Christovam Barcellos. Intitulado Desafios do desenvolvimento em Miracema (RJ): uma abordagem territorial sustentável de saúde e ambiente, o artigo busca identificar e caracterizar um modelo de gestão do marketing como estratégia para promoção do município saudável e sustentável nesse município fluminense. "Seu temperamento amável, caráter e espírito conciliador cativaram todos os que tiveram o privilégio de trabalhar, aprender e conviver com Odir. Somos gratos", reconheceram os companheiros de trabalho.

A trajetória profissional do pesquisador Odir foi pautada na busca pela melhoria da qualidade de vida da população, por meio da ampliação da cobertura de saneamento básico e ambiental, com reflexos positivos na saúde pública. Seu último trabalho publicado se concentrou em Miracema (RJ), que, segundo dados de 2010 do IBGE, tem população de 26.843 habitantes, dos quais 92% estão concentrados na área urbana. O município possui baixo orçamento e apresenta tensões entre setores que comprometem sua vocação e projetos futuros. “Além disso, poucas pesquisas com potencial para gerar conhecimento no âmbito do planejamento participativo e da elaboração de políticas públicas têm sido realizadas no Noroeste Fluminense”, justifica o artigo.

Na introdução, os pesquisadores revelam o desafio da sociedade moderna em conciliar o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade socioambiental com garantias. Para eles, a busca por uma qualidade de vida sustentável necessita que a dimensão ambiental esteja presente nas fases de formulação de objetivos para o gerenciamento estratégico dos níveis nacional, estadual e municipal. “Haverá, assim, a demanda por instrumentos de gestão que impeçam o agravamento das condições sociais e ambientais como contrapartida ao desenvolvimento.”

A estrutura da pesquisa deu-se, primeiro, pela coleta de dados primários, com a realização de entrevistas com gestores municipais para conhecer o Sistema de Gestão Municipal e construir mapas participativos para diagnóstico dos problemas e conflitos. Segundo, uma pesquisa de abordagem qualitativa, interpretando a percepção com a população fazendo uso de questionário estruturado da problemática no município.

Na investigação de ferramentas e instrumentos para resposta à problemática no município de Miracema, utilizou-se como referencial a matriz Pressão-Estado-Impacto-Resposta (Peir). A partir do conhecimento produzido, elaborou-se a proposta de gestão do marketing no município baseada nos indicadores de resposta diagnosticados na esfera municipal. Ainda de acordo com a pesquisa, para o desenvolvimento sustentável tornar-se viável, a gestão pública deve ser democratizada e descentralizada, havendo sinergia local, municipal e das microrregiões.

"Os instrumentos utilizados neste estudo atenderam ao objetivo de levantamento das questões socioambientais no município. Sugere-se um modelo de gestão do marketing baseado na sustentabilidade socioambiental. Porém, isso requer um aprofundamento que demanda o acesso a informações mais detalhadas. A oferta de informações permitiria levantar e planejar projetos de desenvolvimento considerando as especificidades de Miracema e do noroeste fluminense. A transparência permite o entendimento das qualidades e entraves que atuam sobre a situação socioambiental dos municípios fluminenses, e a população deve ser vista como parceira no enfrentamento de problemas na Administração Pública", conclui o texto.

Leia o artigo completo aqui.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Revista traz última publicação do pesquisador Odir