Busca do site
menu

Evento sobre serviço de emergência pré-hospitalar no país ocorrerá na Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:16/09/2013

Entre os dias 24 e 26 de setembro, será realizado, na ENSP, um evento que reunirá os coordenadores dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Brasil. O encontro, fechado ao público, faz parte do projeto O atendimento à urgência pré-hospitalar no Brasil, desenvolvido pela pesquisadora do departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola, Gisele O´Dwyer, em parceria com Carlos Eduardo Estelita-Lins, pesquisador do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/Icict/Fiocruz).

Gisele explica que a proposta do painel de especialistas é analisar a estratégia de implantação da atenção pré-hospitalar móvel e fixa no Brasil. “O objetivo do encontro é pesquisar a implementação da atenção pré-hospitalar no Brasil e contribuir com a gestão das urgências a partir da apresentação de problemas identificados durante a pesquisa”, afirma. Além disso, a pesquisa inova ao inserir a questão da saúde mental no Samu. “A doença mental foi identificada como prevalente e grave no estado do Rio de Janeiro, fato que culminou na proposta de discutir o tema como doença traçadora no projeto”, acrescenta a pesquisadora.

O primeiro dia do encontro será destinado à apresentação de pesquisas sobre o tema ‘urgências’ e a apresentações da Coordenação-Geral de Urgência e Emergência (CGUE) e Rede Brasileira de Cooperação em Emergência (RBCE). No dia 25/9, será realizado o painel de especialistas, em que serão expostas as experiências dos gestores estaduais. No último dia, será discutido o tema da saúde mental, escolhida pelo impacto que ela teve no Samu do estado do Rio de Janeiro em pesquisas conduzidas em 2008 e 2010.

Confira a programação completa no site do Icict.


Fonte: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Evento sobre serviço de emergência pré-hospitalar no país ocorrerá na Fiocruz