Pesquisador avalia os 25 anos do SUS e diz que a luta continua
Transcorridos 25 anos da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), um de seus principais artífices, o médico Hesio Cordeiro, avalia que o desafio mais importante desse modelo, na atualidade, é desfazer as desigualdades regionais no atendimento à população. Em sua opinião, ainda falta dar real prioridade à questão da saúde no Brasil. Um impulso para isso pode ter vindo das grandes manifestações populares que tomaram as ruas de dezenas de cidades em junho deste ano para defender bandeiras como a melhora na qualidade dos serviços públicos no país. Nesta quinta-feira, durante a cerimônia de entrega da Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos e do Prêmio Sergio Arouca de Saúde e Cidadania, promovidos pela Associação dos Servidores da Fiocruz (Asfoc), será aberta oficialmente a mostra Permaneçamos lutando!, uma homenagem da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) a Hesio Cordeiro.A exposição faz parte das comemorações dos 25 anos do SUS e também busca rememorar a atmosfera de celebração e de desagravo que marcou a concessão do título de professor honoris causa a Cordeiro em 1988, logo após seu afastamento da Presidência do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps).
Confira a entrevista concedida por Hesio Cordeiro à Agência Fiocruz de Notícias: Pesquisador avalia os 25 anos do SUS e diz que a luta continua.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz
Notícias da Fiocruz
Pesquisador avalia os 25 anos do SUS e diz que a luta continua
1 comentáriosMARIA APARECIDA DE ASSIS PATROCLO
13/09/2013 13:45
Essa é uma figura que não pode ficar esquecida em qualquer discussão sobre atores que contribuíram para as politicas de saúde e para o SUS.
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



