Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP debate Programa Mais Médicos

ícone facebook
Publicado em:06/09/2013

Pesquisadora da ENSP debate Programa Mais MédicosA pesquisadora da ENSP na área de Políticas de Saúde e Organização de Sistemas de Serviços de Saúde, Celia Almeida, comentou o Programa Mais Médicos – iniciativa do Ministério da Saúde –, que faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que trouxe médicos cubanos para atuar no sistema brasileiro. Em julho, a ENSP promoveu um debate sobre o tema no Blog Saúde em Pauta. A iniciativa teve grande repercussão, com recorde de comentários na ferramenta.

O texto de Célia - uma cópia integral de um e-mail que trocou com o membro do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inovação em Doenças Negligenciadas da Fiocruz José da Rocha Carvalheiro - também foi publicado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva. A Abrasco e a ENSP convidam seus leitores a refletir e colaborar nesse debate pela saúde, participando dessa postura democrática pelas diferenças de opinião. No portal eletrônico da Abrasco, os interessados podem deixar as suas opiniões e comentários sobre o tema.

Pesquisadora da ENSP debate Programa Mais MédicosSegundo Célia, o programa vem sofrendo árduas críticas desde a sua implantação, feitas, em especial, pelo movimento médico corporativista e pelas grandes redes de comunicação em massa, que manipulam de forma indiscriminada as informações divulgadas.

Em entrevista ao Programa Sem Fronteira, da Globo News, edição de 29/8, José da Rocha Carvalheiro também analisou a questão dos médicos cubanos. Segundo ele, suas falas foram editadas, suprimidas em grande parte e deslocadas do contexto. Confira o vídeo.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP debate Programa Mais Médicos