Busca do site
menu

Cetab/ENSP participa de exposição sobre controle do tabaco

ícone facebook
Publicado em:29/08/2013

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8), o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) está participando da exposição O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória. A exposição, localizada no hall de entrada do prédio da Expansão, foi elaborada pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O evento traz imagens e informações que vão desde a chegada do tabaco no país até as batalhas vitoriosas para o seu controle.
 

Cetab/ENSP participa de exposição sobre controle do tabaco


MS aponta que população de fumantes caiu 20% em seis anos no Brasil

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Ministério da Saúde afirmou que a parcela da população brasileira acima de 18 anos que fuma caiu 20% nos últimos seis anos, de acordo com dados inéditos. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) do Ministério da Saúde aponta que 12% da população brasileira fuma, ao passo que, em 2006, o índice era 15%. Apesar da queda, a frequência maior permanece entre os homens: o número passou de 19% (2006) para 15% (2012). Entre as mulheres, o índice caiu de 12% (2006) para 9% (2012).

Outro bom motivo para comemorar é a redução na frequência de fumantes passivos no domicílio, que passou de 12% para 10% em 2012, conforme mostra a pesquisa. Também houve diminuição de fumantes passivos no local de trabalho. O índice passou de 12% para 10%. E continua em queda a frequência de homens que fumam 20 ou mais cigarros por dia: de 6% para 5%. Em relação ao número de adultos fumantes por cidade, o levantamento mostra que a capital com a maior concentração é Porto Alegre (RS) com 18%, que também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia (7%). Já a capital com o menor índice é Salvador (BA), onde 6% da população adulta diz ser fumante.

Leia mais aqui.


*Com informações do Ministério da Saúde.


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Cetab/ENSP participa de exposição sobre controle do tabaco