Ensinamentos de Lacan são temas de conferências no Rio de Janeiro
A conferência de abertura do curso de atualização Fundamentos da experiência psicanalítica, da ENSP/Fiocruz, acontecerá no dia 29 de agosto, com a palestra Sintomas de Velhos?, proferida pela psicóloga e psicanalista Angela Mucida. A atividade está marcada para 9 horas, no auditório do Cesteh/ENSP, e será coordenada pela pesquisadora da Escola Clarice Gatto. Segundo a organização do evento, é comum ouvir as pessoas dizerem ‘sintomas da velhice’ como se, a partir de certa idade, variável, mas sempre relativa a algum conceito de velhice, o sujeito começasse inevitavelmente a ter sintomas que o inscreveria no conjunto de ‘velhos’. A partir de algumas indicações freudianas e lacanianas sobre o sintoma, serão problematizados, na exposição, a ideia do sintoma como ‘coisa de velho’, tendo em vista os efeitos do envelhecimento sobre o corpo e sobre algumas respostas sintomáticas.
A conferência de abertura do curso de atualização Fundamentos da experiência psicanalítica integra o evento Diagonal de opção epistêmica, na qual Angela Mucida – doutora em Psicologia/UFMG e analista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano/Brasil participará durante dois dias. Confira, a seguir, a programação completa.
29/8 – 9 horas
Conferência de abertura: Sintomas de Velhos? (conferência de abertura do curso de atualização Fundamentos da experiência psicanalítica da ENSP)
Local: Auditório do Cesteh/ENSP (Prédio 1º de Maio, ao lado do prédio da ENSP) - Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 Manguinhos – Rio de Janeiro – Brasil
Coordenação: Clarice Gatto – ENSP/Fiocruz
30/8 – 11 horas (Niterói - Fórum Informal do Campo Lacaniano de Niterói)
Conferência: Atualidade do Sintoma na Direção do Tratamento
Local: Auditório do MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) - Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói/RJ – Entrada franca
Coordenação: Marcia de Assis
Temática: Uma das lições aprendidas de Freud, e formalizada de diferentes maneiras no ensino de Lacan, é que o sintoma tem um caráter conservador, não se erradica, porta uma verdade e é uma maneira de cada um gozar da determinação inconsciente. Ao mesmo tempo, os sintomas se atualizam e sofrem os efeitos discursivos. Como, valendo-se dessa complexidade, o analista pode operar na direção do tratamento abrindo ao sujeito um "saber e fazer" algo com seu sintoma?
31/8 - 10h às 17 horas (Petrópolis – Fórum do Campo Lacaniano de Petrópolis)
Colóquio: A Reinvenção do Inconsciente: Jacques Lacan
Local: Av. Presidente Kennedy 421, Centro, Petrópolis/RJ - Entrada Franca - Necessário inscrever-se previamente.
Mesas de trabalhos:
Clarice Gatto (Membro da EPFCL/BRASIL-FCL Petrópolis, FICL Niterói e FCL Rio)
Luiz Carlos Soares Monteiro (Membro da EPFCL/Brasil-FCL Petrópolis)
Márcia de Assis (Membro da EPFCL/BRASIL FICL Niterói)
Roberta Luna (Membro da EPFCL/Brasil-FCL Natal)
Sílvia Amoedo (Membro da EPFCL/Brasil-FCL Natal)
Pedro Almeida (Participante de EPFCL/BRASIL-FCL Petrópolis)
Coordenação: Graça Pamplona (AME EPFCL/Brasil, Membro FCL Petrópolis)
Temática: De Freud a Lacan, da descoberta do inconsciente no encontro com a histérica à sua reinvenção com os achados de Lacan, do inconsciente linguajeiro ao inconsciente real, a clínica psicanalítica exerce a ética do desejo: a política do desejo do analista como operador da análise visa ao desejo insatisfeito do sujeito histérico, o desejo impossível na neurose obsessiva, o confronto desestabilizante com o desejo do Outro na psicose. Do impasse ao passe que engendra o analista, o ensino de Jacques Lacan trouxe à luz a dimensão do Real em sua incidência na prática psicanalítica: lalíngua, seus efeitos sobre o corpo, sua equivocidade e o gozo significante. A lógica desse ensino e suas consequências sobre a clínica é o que Colette Soler elabora em seu livro Lacan, o inconsciente reinventado (Cia. De Freud, RJ,2012), mote desse Colóquio em que as contribuições de cada um, à guisa de um Symposium, serão privilegiadas, ainda que provocadas pelas intervenções dos expositores.
Programação e explicações completas do evento no arquivo anexo (lado direito da página).

Sessões Científicas



