Busca do site
menu

Pesquisa vai mapear doenças e fatores de risco à saúde

ícone facebook
Publicado em:13/08/2013
Começou, nesta segunda-feira (12/8), a coleta de dados para a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), estudo inédito realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa, que será baseada em exames laboratoriais para avaliar a saúde da população brasileira, mapeará diversas doenças e fatores de risco à saúde, como hipertensão, diabetes e obesidade.    
 
Além dos questionários, também farão parte desse estudo a coleta de sangue e urina, a aferição de medidas antropométricas e a medição da pressão arterial. A coleta das amostras clínicas será feita por profissionais ligados ao Hospital Sírio-Libanês, ao passo que as entrevistas serão realizadas por pesquisadores do IBGE que estão em treinamento desde o fim de julho.
 
A pesquisa começa pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Roraima, Amapá e Rio Grande do Sul e, nas próximas semanas, alcançará todas as unidades da federação. Cerca de 20 mil pessoas deverão ser submetidas aos exames, dos 80 mil domicílios pesquisados, em 1.600 municípios brasileiros. O PNS envolverá, aproximadamente, mil agentes do IBGE.
 

Fonte: Portal da Saúde
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Pesquisa vai mapear doenças e fatores de risco à saúde