Encontro debate tuberculose no Rio de Janeiro
Irlan Peçanha
Estabelecido pela Lei 5.054/07, o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose no Rio de Janeiro ocorre em 6 de agosto. Para lembrar a data, foi realizado, este ano, IX Encontro Comunitário de Tuberculose, organizado pelo Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose RJ. Na ocasião, o chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), Miguel Aiub Hijjar, em parceria com Carlos Basília, do Instituto Brasileiro Inovação em Saúde Social (Ibiss), apresentou o projeto Observatório Tuberculose Brasil. Criado pela ENSP, o objetivo do observatório é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o controle da tuberculose, com o monitoramento das políticas públicas de saúde e promoção do controle social.
O Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose no Rio de Janeiro é uma vitória da sociedade civil, dos gestores e dos profissionais de saúde e de toda a comunidade carioca, que tem mais um dia no calendário (24 de março, Dia Mundial da Tuberculose) para lembrar que a doença existe, tem cura e precisa ser combatida.
O Rio de Janeiro é o estado com a maior taxa de incidência e óbitos de tuberculose no país. Em 2011, foram notificados 11.645 novos casos de tuberculose. De 33 municípios que notificaram, no período de 2009 a 2012, o Rio de Janeiro concentra 50% dos casos registrados, seguido de Duque de Caxias, com 17%.
O IX Encontro Comunitário de Tuberculose, que ocorreu no hotel Novo Mundo, no Flamengo, pretendeu reunir experiências e refletir o atual cenário da doença no estado para fomentar o debate sobre os principais entraves e fortalecer as atividades de mobilização.
O evento buscou, entre outras coisas, traçar estratégias coletivas de intervenção e articulação política voltadas à promoção da saúde, melhoria do acesso ao diagnóstico e tratamento, redução do abandono, suporte social, combate ao estigma e à discriminação e a defesa dos direitos humanos das pessoas com tuberculose. Deputados, representantes estaduais e municipais do Rio de Janeiro, ONGs e comunidades participaram do encontro.
Saiba mais sobre o Observatório Tuberculose Brasil aqui.
Divulgação Científica



