Busca do site
menu

Consulta pública sobre informação em saúde prorrogada até 30/9

ícone facebook
Publicado em:27/09/2013

Consulta pública sobre informação em saúde prorrogada até 30/9O Grupo Temático de Informações em Saúde e População da Abrasco (GTISP) submete à consulta pública o 2º Plano Diretor de Desenvolvimento da Informação e Tecnologias de Informação em Saúde para o quinquênio 2013-2017 (2º PlaDITIS). Nesse sentido, convida pesquisadores, docentes, gestores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil a participarem dos debates que se formam em torno das propostas apresentadas.

A política pública de Informação e Tecnologias de Informação em Saúde (Itis) adotada constitui um dos componentes estratégicos do SUS. Portanto, a Abrasco, por meio do GTISP, ao organizar o 2º PlaDITIS, cumpre com sua missão de fomentar o debate crítico e propositivo, integrando-se às forças da sociedade que lutam para a consolidação do ditame constitucional: direito universal à saúde com qualidade.

De fato, o 2º PlaDITIS transborda as margens do presente documento, fruto do consenso de dezenas de autores. Sua própria elaboração coletiva suscitou amplo processo de reflexão crítica e propositiva ao envolver entidades de ensino e pesquisa, instituições de serviços de saúde, instâncias produtoras, gestoras e usuárias de Itis das três esferas de governo e representação da sociedade.

A trajetória de sua construção tem como ponto de partida o 1º PlaDITIS (2008-2012), a partir do qual o GTISP elaborou a primeira versão do presente documento. Este foi submetido ao crivo dos participantes da oficina de trabalho denominada “PlaDITIS 2013-2017 no contexto da atual governança de informação e de implantação do Registro Eletrônico em Saúde/RES”, ocorrida em 15/11/2012, no decorrer do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Porto Alegre. Reconhecida pelos participantes como um momento ímpar por oportunizar o aprofundamento das reflexões sobre avanços, identificação de problemas e estratégias para sua superação na perspectiva do desenvolvimento no Brasil da área temática da Itis.

A segunda versão incorpora as diversas sugestões, críticas e aprimoramentos surgidos durante e depois da referida oficina de trabalho e dos próprios componentes do GTISP, a partir da ausculta e debates no transcurso do congresso, em suas instituições de origem e reflexões do grupo temático. Esta é a versão encaminhada às instituições afiliadas da Abrasco e colocada em consulta pública em seu site com o objetivo de ampliar, ainda mais, o debate.

Nesse sentido, reitera-se o convite a todos os que se dedicam à saúde em nosso país para que enviem suas propostas, sugestões, críticas e comentários para o e-mail pladitisabrasco@gmail.com, até o dia 30/9. Suas contribuições são fundamentais para o aprimoramento do PlaDITIS 2013-2017 e constituem um relevante exercício cívico.

A terceira versão consolidará o pensamento de consenso tanto da "comunidade abrasquiana" como dos participantes da consulta pública. O documento será submetido à validação da direção da Abrasco, tornando-se, então, a posição defendida pela entidade nos diversos fóruns em que participe.

Chega-se, assim, por aproximações sucessivas, ao texto final do 2º PlaDITIS (2013-2017), procurando garantir que a complexa variedade de contextos políticos e tecnológicos do país esteja contemplada, resultante de ciclos de debates, em uma espiral ascendente virtuosa: democrática, participativa e solidária.

Saiba mais aqui e acesse a consulta pública.


Fonte: Abrasco
Seções Relacionadas:
Consulta Pública

Nenhum comentário para: Consulta pública sobre informação em saúde prorrogada até 30/9