Busca do site
menu

Ceensp debate gestão de atenção básica no Rio de Janeiro

ícone facebook
Publicado em:30/07/2013

A Atenção Básica (AB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde. Desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, deve ter alto grau de descentralização e capilaridade e ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RBS). Essas e outras questões serão debatidas no Centro de Estudos da ENSP, a ser realizado em 31/7, com o tema Avaliação dos três Anos de Experiência dos Novos Modelos de Gestão na Atenção Básica no Rio de Janeiro. A atividade, marcada para as 13h30, no salão internacional da Escola, será aberta a todos os interessados e transmitida pela internet por meio do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.

O evento terá como palestrantes o vereador do Rio de Janeiro Paulo Pinheiro; a pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi; o pesquisador da ENSP Nilson do Rosário Costa; e o subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da SMSDC/RJ Daniel Soranz. A coordenação do debate ficará a cargo da pesquisadora da ENSP Maria Angélica Borges dos Santos.

A ENSP, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC/RJ), oferece o mestrado profissional em Atenção Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família, de forma a ampliar e desenvolver competências que qualifiquem o trabalho na APS com ênfase na ESF, bem como contribuir para o fortalecimento do SUS. O curso, que integra o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, é dirigido exclusivamente a profissionais de saúde que atuem na ESF e no apoio matricial às equipes de saúde da família, no âmbito da SMS/RJ.

Atenção Primária à Saúde

Existem vários modelos de APS. No município do Rio de Janeiro, o modelo escolhido foi a Estratégia Saúde da Família (ESF). Para que a APS seja resolutiva, alguns princípios devem ser seguidos. A APS trabalha com território adscrito, ou seja, a população residente na área de cobertura da ESF deve prioritariamente ser atendida pela mesma equipe de saúde da família.

Os profissionais da APS devem estar preparados para resolver os problemas de saúde mais comuns na população. Muitas unidades de saúde hoje não estão preparadas para oferecer todos os serviços descritos nessa carteira de serviços, mas é fundamental que sejam oferecidas condições para que essas ações na APS sejam disponibilizadas à população.
 

Ceensp debate gestão de atenção básica no Rio de Janeiro

 

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp debate gestão de atenção básica no Rio de Janeiro