Busca do site
menu

MS amplia acesso à vacina contra hepatite B

ícone facebook
Publicado em:16/07/2013
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. A partir de agora, homens e mulheres até 49 anos poderão receber a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde. A medida beneficia um público-alvo de 150 milhões de pessoas – 75,6% da população total do Brasil. No ano passado, a idade-limite para vacinação gratuita era até 29 anos. A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra as hepatites B e D.
 
A vacina também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram protegidas contra a hepatite B.
 
As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites. Desses, 800 mil são portadores do tipo B e 1,5 milhão do tipo C. Toda a produção da vacina de hepatite B é feita pelo Instituto Butantan. O laboratório público abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde desde 1996.
 

Fonte: Blog da Saúde
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: MS amplia acesso à vacina contra hepatite B