Busca do site
menu

Saúde Pública: pós-graduandos promovem debate

ícone facebook
Publicado em:27/06/2013

Saúde Pública: pós-graduandos promovem debateCom o objetivo de discutir a forma pela qual a saúde está sendo abordada nas recentes manifestações que vêm ocorrendo em todo o país, o Fórum de Estudantes de Pós-Graduação da ENSP promoverá, nesta sexta-feira (28/6), o debate Qual o mal-estar na sociedade e na saúde pública? Para estimular as discussões, a atividade contará com a presença do pesquisador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, Nilson do Rosário, e da professora da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Lígia Bahia. A coordenação da atividade ficará a cargo de Vanessa Nolasco Ferreira, membro do Fórum de Estudantes da Escola. O debate é aberto ao público e pretende reunir alunos, docentes, pesquisadores e sociedade em geral para discutir os rumos da saúde no país, destacando a importância dos movimentos sociais nessa questão. O evento ocorrerá no auditório térreo da ENSP, a partir das 14 horas.

De acordo com membros do Fórum de Estudantes da ENSP, neste importante momento de mobilizações que vêm ocorrendo em todo o país, que teve início com a defesa pela redução da tarifa de transporte, o movimento da saúde se uniu à luta e também foi para as ruas defender suas bandeiras ao lado dos demais movimentos e a sociedade, contando, inclusive, com a participação de muitos estudantes, professores, pesquisadores e funcionários da Escola Nacional de Saúde Pública.

“Apesar da aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto que visa a destinação de 25% dos recursos dos royalties do petróleo para a saúde, que pode ser considerado uma conquista, continuam, nas pautas e nas ruas, outros temas, tais como a controvérsia sobre a vinda de médicos estrangeiros como medida paliativa para a expansão do atendimento em áreas distantes dos grandes centros; manifestos contrários à atual tendência de privatização da saúde em diversos estados, além de mobilizações de diversas categorias profissionais da saúde que exigem o veto da presidenta ao projeto de lei do Ato Médico, recém-aprovado no Congresso Nacional”, explicaram os membros do Fórum.

Segundo eles, também se verifica a exigência pela destinação de 10% das receitas brutas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS) e posições contrárias aos subsídios públicos destinados aos Planos Privados de Saúde, bem como muitas outras bandeiras. “Portanto, avaliamos ser de extrema importância essa mobilização dos movimentos sociais pela saúde pública com a sociedade em geral, na defesa do SUS público, gratuito, universal e estatal, além de oportuna e necessária a discussão que a ENSP e o Fórum de Estudantes fazem ao trazer o debate do tema para a Escola”, destacaram.

Movimentos sociais:

O Fórum de Articulação com os Movimentos Sociais da ENSP acaba de publicar um manifesto sobre os protestos populares que vêm sendo realizados no país. Confira aqui o texto.

Serviço:
Local: Auditório térreo da ENSP
Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 – Manguinhos.
Data: 28/6/2013
Horário: 14 horas

 



Nenhum comentário para: Saúde Pública: pós-graduandos promovem debate