Busca do site
menu

Mestrado em doenças da pobreza segue com inscrições abertas

ícone facebook
Publicado em:12/06/2013

Mestrado em doenças da pobreza segue com inscrições abertasEstão abertas, até o dia 2/7, as inscrições para o mestrado profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase nas relacionadas à pobreza, da ENSP/Fiocruz. Coordenado pelas pesquisadoras Mariza Miranda Theme Filha e Silvana Granado Nogueira da Gama, o curso pretende formar gestores e profissionais de saúde em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico visando à vigilância e ao controle de doenças transmissíveis.

Ao todo estão disponíveis até 25 vagas destinadas a técnicos de nível superior, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo, que atuem na área da saúde, preferencialmente na vigilância em saúde das três esferas de governo, nos estados do Piauí e Maranhão. O mestrado é resultado da parceria da Fiocruz com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi).

As aulas serão ministradas na Fiocruz Piauí. Assim, os docentes da ENSP irão a esse estado para lecionar em módulos de uma semana por mês, com carga horária de 45 horas-aula. Os orientadores principais serão os pesquisadores da Fiocruz, com coorientação dos professores locais. A qualificação será realizada na Escola, no Rio de Janeiro.

Espera-se que, ao término do curso, os alunos tenham desenvolvido habilidades para atuarem nas ações de vigilância e controle dessas doenças, com vistas a consolidar ações estratégicas para a eliminação da hanseníase, filariose, esquistossomose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira, controle das geohelmintíases e de outras doenças transmissíveis relacionadas à pobreza.

O edital está disponível na Plataforma Siga/Fiocruz, espaço em que podem ser realizadas as inscrições.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Mestrado em doenças da pobreza segue com inscrições abertas