Busca do site
menu

Doutorado internacional divulga lista de aprovados

ícone facebook
Publicado em:21/05/2013
Doutorado internacional divulga lista de aprovadosA Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra - Portugal divulgaram o resultado da seleção para o doutorado internacional Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida. A turma brasileira será formada por dez alunos provenientes de seis programas de pós-graduação da Fiocruz, entre eles o de Saúde Pública da ENSP, e a lista dos candidatos aprovados está disponível na Plataforma Siga. O doutorado internacional é coordenado em Portugal pelo diretor do CES, Boaventura Sousa Santos, e no Brasil pela coordenadora-geral de Pós-Graduação da Fiocruz e pesquisadora da ENSP, Maria Cristina Guilam.

O curso será organizado a partir dos programas de doutorado já existentes no CES e na Fiocruz. Na instituição portuguesa, a âncora será o programa de doutorado Governança, Conhecimento, Inovação e o Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global. Na Fiocruz, os programas com alunos aprovados para a primeira turma além do de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) foram: História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC); Saúde Pública, do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM); Saúde da Criança e da Mulher, do Instituto Fernandes Figueiras (IFF); Saúde Pública, do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR); e Informação e Comunicação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).
 
Coordenadora da iniciativa no Brasil, Cristina Guilam destacou a experiência de promover um doutorado com tutela compartilhada dos dois países. Segundo ela, o curso está dentro de uma perspectiva de internacionalizar a pós-graduação da Fiocruz e aprofundar as parcerias e intercâmbios da instituição. “É importante sempre compartilhar novas experiências entre o Brasil e Portugal, e as teses do programa demonstram isso. Os trabalhos buscam desenvolver pesquisas em comum entre os países”, destacou a pesquisadora.
 
Na quarta-feira (22/5), uma reunião com os coordenadores do doutorado no país lusitano definirá o início das atividades do curso. Para a coordenadora adjunta do programa, Maria Helena Barros, sua concepção faz parte de uma decisão política da Presidência da Fiocruz. “Trata-se de um projeto desafiador: trabalhar em parceria com diversos programas de pós-graduação e culturas diferenciadas. O que nos une é a possibilidade de construção e formação de pessoas que trabalhem, futuramente, com a questão do conhecimento e dos direitos humanos, aliando seus saberes às questões sociais, aos determinantes sociais da saúde e ao direito à vida. O sonho do professor Boaventura se encaixou com o nosso e, agora, se tornou realidade. O doutorado expressa a certeza de que vale a pena trabalhar em parceria”, afirmou. 
 
A assinatura do convênio entre a Fiocruz e o CES ocorreu em 2010 durante a abertura do V Seminário Internacional Direito e Saúde e o IX Seminário Nacional Direito e Saúde, ocasião em que Boaventura Sousa Santos manifestou o desejo de elaborar um programa de doutorado com dupla titulação entre as instituições. A partir daí, a Fiocruz e o CES criaram comissões, lideradas pelas Vice-Presidências de Ensino, Informação e Comunicação, pela Coordenação de Pós-Graduação da Fiocruz e pelas unidades para formatação dos eixos temáticos da parceria.

Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Doutorado internacional divulga lista de aprovados