Busca do site
menu

ENSP apresenta produtos das ações do Comperj

ícone facebook
Publicado em:09/05/2013

Na sexta-feira (10/5), o grupo responsável pelo Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) lançará três produtos relacionados às diversas atividades desenvolvidas pela Fundação Oswaldo Cruz na região. Será inaugurada, na ocasião, a nova instalação do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep) na Fiocruz. Além disso, haverá o lançamento do relatório-síntese 2011 do Plano de Monitoramento do Comperj e do terceiro número dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental: Violência e Saúde. O evento, aberto ao público, ocorrerá às 17 horas, no contêiner ao lado esquerdo do Prédio da Expansão.


ENSP apresenta produtos das ações do Comperj

O projeto tem a coordenação geral do pesquisador da ENSP Luciano Toledo e, em razão de sua grande abrangência, ultrapassou as ações de monitoramento epidemiológico – previstas no início do acordo com a Petrobras. O resultado foi a criação de um Programa de Desenvolvimento Científico da Fundação no entorno do Comperj, com atuação nas áreas de cooperação, ensino, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde.

O LabMep é responsável pelo acompanhamento dos agravos considerados sensíveis à população, tendo em vista o que um grande projeto de desenvolvimento como o Comperj pode trazer para a região. São analisadas as transformações socioambientais, o aumento da violência, os acidentes de transporte, a ocupação dos espaços urbanos, o consumo de drogas e demais aspectos relacionados à saúde.  A nova instalação do Laboratório ficará no contêiner ao lado esquerdo do Prédio da Expansão.

Já a terceira edição dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental traz o tema “Violência e Saúde”, que foi desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli. As duas primeiras publicações tiveram os seguintes temas: “O que são os transtornos mentais?” e “Drogas: mitos e verdades”. Os cadernos fazem parte de uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde. O material possui uma linguagem de fácil compreensão e desenhos do cartunista Mayrink, que auxiliam no entendimento do público-alvo. As publicações são organizadas pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza, ambos do departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP.

O relatório-síntese 2011 do Plano de Monitoramento do Comperj responde a compromissos contratuais estabelecidos pela ENSP com a Petrobras. Ele contempla uma detalhada apresentação dos principais resultados do monitoramento de indicadores de saúde e segurança nos municípios de Itaboraí, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Monjolos. O relatório proporciona retrospectivamente comparabilidade de dados e resultados, anualizados, de uma série histórica iniciada em 2006, e possibilitará análises e comparações futuras.

ENSP apresenta produtos das ações do Comperj

Serviço

Inauguração do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep) e lançamento do relatório-síntese 2011 do Plano de Monitoramento do Comperj e do terceiro número dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental

Data: 10 de maio
Horário: 17 horas
Local: contêiner ao lado esquerdo do Prédio da Expansão (Avenida Brasil 4.036 - Manguinhos)


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: ENSP apresenta produtos das ações do Comperj