Fanpage atinge 10 mil conexões em menos de 2 anos
As redes sociais da ENSP vêm crescendo rapidamente e ganhando cada vez mais espaço como ferramenta de divulgação científica. Prova disso é a fanpage da ENSP, que acaba de atingir 10 mil conexões antes mesmo de completar dois anos no ar em setembro de 2013. Isso mostra que, para as instituições públicas, estar nas redes sociais é mais que abrir um importante canal de diálogo com a sociedade: é também trabalhar com transparência na prestação de contas e de informações para o cidadão.
Desde 2004, a ENSP marca presença em redes sociais. Na época, tratava-se de mais um canal de comunicação para o acesso, principalmente, de estudantes da pós-graduação. Hoje, os fatos apontam em outra direção: o Facebook, maior rede social do mundo, recebe mais visitas que o Google, maior site de busca do mundo.
O perfil da ENSP no Facebook, criado em 2009, atingiu a marca das 5 mil conexões em setembro de 2011. Para dar conta da demanda, foi necessário abrir uma fanpage – página institucional no Facebook. O Twitter, aberto em 2008, já foi a maior rede social da ENSP e possui um número expressivo de conexões: mais de 5 mil. O Orkut, o primeiro a ser criado, em junho de 2004, há muito perdeu o fôlego, e o número de usuários vem caindo: hoje, possui menos de 1.500 conexões – já contabilizou quase 2 mil –, e sua comunidade ainda é formada principalmente por alunos.
De acordo com o Ibope/Nielsen, 54,3 milhões de brasileiros já acessam a internet em casa e no trabalho, e mais de 80 milhões de brasileiros acessam a internet de algum modo. Entre os internautas, mais de 80% visitam as redes sociais.
A ENSP foi a primeira unidade da Fiocruz a marcar presença em redes sociais. Ao incorporar mais essa atividade à rotina da comunicação institucional, o objetivo inicial foi ampliar a visibilidade à produção científica e acadêmica da Escola, gerando mais tráfego para o Portal e o Informe ENSP, além de abrir um novo canal de informação e comunicação com o cidadão. A Coordenação de Comunicação Institucional é a responsável pela criação e manutenção dos espaços da Escola nas redes sociais. “A ENSP tem apostado nas redes sociais como forma de ampliar a divulgação científica. As redes sociais ganharam enorme destaque, primeiro em função da possibilidade de aumentar as interações e a conectividade entre grupos. Atualmente, elas também são um ótimo meio para a divulgação de conteúdo e o lançamento de produtos e inovações”, ressaltou a coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Ana Furniel.
Conheça, a seguir, o perfil das três redes sociais mantidas pela ENSP:
Twitter
O Twitter da ENSP (@ensp) possui hoje mais de 5 mil conexões e já contabiliza quase 7 mil tweets (mensagens enviadas pela rede). A ferramenta é uma mistura de miniblog com mensagens de celular - as mensagens são de 140 toques, como os torpedos, mas circulam pela internet como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os seguidores - pessoas que acompanham o emissor. O twitter da ENSP também registra alta taxa de retuítes (mensagens enviadas pela ENSP e reenviadas por seus seguidores para as suas redes).
Facebook
No dia do aniversário de 57 anos da ENSP, em setembro de 2011, o perfil da Escola no Facebook atingiu 5 mil conexões. Isso significa que, a partir daquele momento, não era mais possível agregar novas conexões à página da Escola. Para continuar interagindo e informando seus usuários, a ENSP criou sua fanpage - uma interface do Facebook para divulgação de instituições, empresas etc. –, que hoje já conta com mais de 10 mil conexões. Uma explicação para seu vertiginoso crescimento é a dinâmica das interações. No perfil da ENSP, seus participantes demonstram interesses diversos, desde cursos e eventos até interesses em defesas de teses e informações sobre temas da saúde pública de modo geral. Praticamente todas as notas postadas no Facebook da ENSP recebem comentários. Quando não fazem comentários, os usuários ‘curtem’ a informação.
É no Facebook que as reportagens publicadas pelo boletim Informe ENSP, do Portal, ganham maior visibilidade. Além de vídeos produzidos em eventos e em atividades internas da Escola, o usuário tem acesso a fotografias de eventos, aos cartazes do projeto Palavras no caminho, a campanhas, como o projeto Pedalando pela sua saúde, pelo nosso planeta, e ENSP Solidária, entre outras ações institucionais.
Além da fanpage da ENSP, a Coordenação de Comunicação Institucional também abriu fanpages para divulgar o Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento, realizado em abril de 2011, no início do ano letivo da Escola. Em seguida, inaugurou a fanpage Acesso Aberto na ENSP Fiocruz, para divulgar o Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento. Em abril de 2012, lançou a fanpage Toninhas, como parte da campanha de divulgação desse discreto cetáceo – um primo pequeno das baleias, botos e golfinhos – que corre risco de extinção.
Orkut
O Orkut da ENSP foi a primeira rede a ser criada pela Escola. Composto basicamente de alunos, tem hoje cerca de 1.500 usuários. Trata-se de uma comunidade utilizada para a troca de experiências e informações. A comunidade da ENSP, por exemplo, possui vários fóruns. Em um deles, os alunos trocam informações sobre aluguéis no Rio de Janeiro e lugares mais próximos à ENSP para os que pretendem morar e estudar. Nesse fórum, alunos buscam parceiros para dividir aluguel.
Divulgação Científica