Busca do site
menu

ENSP recebe evento sobre farmacoepidemiologia

ícone facebook
Publicado em:12/04/2013

ENSP recebe evento sobre farmacoepidemiologiaO Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) e o Instituto Karolinska, da Suécia, realizarão, de 15 a 17 de abril, o seminário internacional Pharmacoepidemiology research in Latin America. O encontro reunirá pesquisadores de dez países com o intuito de compartilhar experiências sobre as pesquisas em farmacoepidemiologia e construir uma rede de investigação sobre o tema. A atividade será encerrada na quarta-feira (17/4), com uma edição do Centro de Estudos (Ceensp) cujo tema é Farmacoepidemiologia e tomada de decisão em sistemas de saúde. Os dois primeiros dias do seminário são reservados a convidados.

A parceria do NAF/ENSP com o Instituto Karolinska iniciou em 2012 e estabeleceu seis metas a serem cumpridas. Entre elas, a realização de um seminário no Brasil para identificar parceiros que possam compor uma rede de pesquisa em farmacoepidemiologia, além do planejamento de um evento maior, envolvendo diversas instituições acadêmicas e de pesquisa.

O seminário terá participantes da Dirección General de Medicamentos, Insumos y Drogas (Peru), Universidad Nacional de Colombia (Colômbia), Karolinska Institutet (Suécia), Universidad Autónoma de Nayarit (México), University of Sydney (Austrália), Universidad de Chile (Chile), Gapurmed (Argentina), Boston University (Estados Unidos), Opas-Peru e Utrecht University (Holanda). Também estarão presentes representantes de diversas universidades, centros de pesquisa e secretarias de saúde.

No primeiro dia do evento, serão apresentados estudos sobre as novas tendências em farmacoepidemiologia, com exibição das experiências europeias, latino-americanas, australiana e brasileira. Em seguida, o tema em discussão destaca os avanços e desafios na farmacoepidemiologia na América Latina e, depois, a garantia de qualidade e farmacovigilância.

“Durante o seminário, teremos a possibilidade de mostrar nossa produção aos demais países nesse campo. Eles possuem uma visão restrita do que é produzido aqui, por isso precisamos publicar mais trabalhos em revistas estrangeiras para nos colocarmos em evidência. Gostaríamos de convidar outros parceiros, mas tivemos de restringir o acesso por se tratar de um seminário de planejamento. No evento maior que pretendemos organizar, teremos a participação das demais instituições”, disse Cláudia Garcia Serpa Osório de Castro, uma das coordenadoras do seminário.

Apesar de restrito a convidados nos dois primeiros dias, o seminário será encerrado com uma edição especial do Ceensp. Com o tema Farmacoepidemiologia e tomada de decisão em sistemas de saúde, a atividade apresentará um balanço dos três dias de encontro e será aberta a todos. O evento terá presença dos palestrantes Helena Lutéscia Luna Coelho, professora titular de Farmacoepidemiologia da Universidade Federal do Ceará e consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Björn Wettermark, pesquisador do Karolinska Institutet (KI) e gestor do Stockholm County Council (SLL), e Brian Godman, pesquisador do KI e da University of Strathclyde. A atividade será coordenada pela pesquisadora Claudia Osorio.

A comissão organizadora é formada pelos pesquisadores do NAF Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro, Vera Lúcia Luiza, Maria Auxiliadora de Oliveira, Ângela Esher, Tatiana Chama Borges Luz, Rondineli Mendes da Silva, Gabriela Costa Chaves, Jorge Bermudez e Milena Martins Sabino.

ENSP recebe evento sobre farmacoepidemiologia

 

Foto cartaz: Peter Illiciev



Nenhum comentário para: ENSP recebe evento sobre farmacoepidemiologia