Livro apresenta ferramenta de habitação saudável
Teve início, na ENSP, na terça-feira (2/4), uma oficina sobre indicadores de vulnerabilidade com ênfase na habitação saudável. O encontro, promovido pela Rede Brasileira de Habitação Saudável e organizado pela pesquisadora Simone Cynamon, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola, está apresentando a experiência brasileira e argentina sobre o tema. Uma das atividades do evento será o lançamento, nesta quinta-feira (4/4), do livro Monitoreo de la salud ambiental: análisis y perspectivas desde salud colectiva, vulnerabilidad social y sistemas computacionales asociados. A publicação aborda o desenvolvimento de um instrumento técnico de monitoramento da saúde ambiental nas habitações saudáveis e comunidades criado por pesquisadores do Instituto de Investigaciones Geohistóricas (IIGHI) do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina. O lançamento ocorrerá, às 9 horas, na sala 2 do Salão Internacional da ENSP.
A pesquisadora do IIGHI María del Carmen Rojas, uma das organizadoras e autoras do livro, está participando do encontro na ENSP. Segundo ela, a ferramenta, ou seja, o software desenvolvido, nasceu da necessidade de fortalecimento dos sistemas nacionais e locais de vigilância dos fatores de risco e proteção da saúde associados com a habitação. A pesquisadora afirmou que é importante levarmos em consideração todos os aspectos. “O software visa ser aplicado em bairros de diferentes classes socioeconômicas para analisar a vulnerabilidade que existe no espaço físico-social em relação ao capital social, humano e físico.”
Sobre o software, Simone Cynamon, que também é coordenadora da RBHS, explicou que essa metodologia de diagnóstico foi trazida para o Brasil por meio de uma cooperação técnica com a Rede Brasileira de Habitação Saudável (RBHS) e adaptada para o correto diagnóstico da realidade brasileira. “Desenvolvido para analisar a vulnerabilidade da habitação urbana, o software foi aplicado em algumas localidades do estado do Rio de Janeiro. Além disso, também está sendo implantado em outros países, como o Paraguai."

Pesquisa



