Busca do site
menu

Pesquisador aponta impacto dos grandes empreendimentos na saúde

ícone facebook
Publicado em:28/03/2013

Isabela Schincariol

Pesquisador aponta impacto dos grandes empreendimentos na saúde"Qual é o custo socioambiental para o progresso?", perguntou o pesquisador Hermano Castro, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), durante o seminário Impacto dos grandes empreendimentos recentes no Rio de Janeiro sobre a saúde da população: o caso da TKCSA. Em sua apresentação, o pesquisador traçou um panorama do atual estado da região de Santa Cruz, bairro do Rio de Janeiro, depois da implantação da Companhia Siderúrgica do Atlântico, a maior da América Latina. De acordo com ele, para a empresa continuar a sua produção, é preciso que ela garanta seu funcionamento sem riscos. “Do ponto de vista da saúde, é preciso ter garantias mínimas de que pequenos vazamentos e acidentes não continuarão a ocorrer. Sem isso, ela deve fechar suas portas”, declarou ele.

O pesquisador está à frente, pela ENSP, do desenvolvimento de um relatório da Fiocruz sobre os impactos socioambientais e de saúde em Santa Cruz decorrentes da instalação e operação da empresa TKCSA. Até bem pouco tempo, Hermano e Alexandre Pessoa, pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), estavam sendo processados pela siderúrgica por afirmarem que a poeira emitida pela fábrica é tóxica, porque contém, entre outras substâncias, uma alta concentração de manganês, enxofre e silício. “Diferentemente do que afirma a CSA, ela não é composta apenas de grafite”, disse ele. Segundo Hermano, parece que a empresa entendeu não ter cabimento processar um cidadão em luta pela saúde e qualidade de vida da população e, por isso, retirou o processo jurídico.

A empresa em questão é alvo de investigações desde o início de sua instalação, em 2005. Até hoje, explicou o pesquisador, ela não tem licença de operação. De acordo com Hermano, são estes alguns dos problemas enfrentados pela empresa: embargo da obra pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por desmatar manguezais e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por não oferecer equipamentos de proteção individual (EPI) para os trabalhadores da obra, além de suspensão da obra pelo Ministério Público Federal (MPF) em razão da salinização da água na região. Também constam questões relativas a degradação ambiental, ameaças de morte a lideranças comunitárias e ilegalidade nos processos de licenciamento ambiental.

Em 2010, com a inauguração da siderúrgica, os problemas aumentaram, envolvendo a saúde da população do entorno. As principais questões levantadas por moradores, listou Hermano, foram problemas respiratórios, oftalmológicos e dermatológicos decorrentes, segundo eles, da "chuva de prata" vinda da CSA.

“O despejo de ferro-gusa, produto da redução do minério de ferro por carvão vegetal em grandes fornos submetidos a altas temperaturas, chamados altos-fornos, em poços ao ar livre no pátio da empresa causava, com qualquer vento, uma enorme nuvem prateada que se dissipava na região, em especial sobre a população moradora do entorno da fábrica”, ressaltou. Além disso, ocorreram pequenos vazamentos e três grandes acidentes na siderúrgica que emitiram uma poluição composta de elementos químicos variados, entre eles muitos metais pesados.


Pesquisador aponta impacto dos grandes empreendimentos na saúde

Em 2011, a Fiocruz elaborou o relatório Impacto dos grandes empreendimentos recentes no Rio de Janeiro sobre a saúde da população: o caso da TKCSA, que indicou significativa piora da qualidade do ar em Santa Cruz. Nele, também se atestou que o pó emitido pela "chuva de prata" continha substâncias tóxicas. “A região de Santa Cruz tem um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do estado e sofre com muita desigualdade em relação ao acesso à saúde e segurança. Entre outros problemas, ela também é um dos principais territórios da máfia das milícias no estado. Por isso, tínhamos de fazer alguma coisa para impedir mais esse prejuízo na qualidade de vida das pessoas da região”, relatou Hermano.
 
A TKCSA pode produzir até 10 milhões de toneladas de aço por ano, mas, como ainda não funciona com sua potência máxima, não chegou a produzir nem 5 milhões de toneladas. “A siderúrgica pertence ao grupo alemão ThyssenKrupp, mas nem o seu próprio país aceitou que lá fosse instalada por seus riscos ambientais e sociais. Aqui, no Rio de Janeiro, ela fica em uma área cercada por praias, ilhas, restinga e manguezais, que, agora, praticamente não podem mais ser utilizados para subsistência. Centenas de pescadores artesanais tiveram de suspender suas atividades, e muitas famílias sofrem com doenças crônicas e não podem mais morar na localidade”, disse Hermano. 
 
Com tais argumentos como pano de fundo, ele questionou: “Qual é o custo socioambiental para o progresso? O processo de produção da TKCSA utilizado no Brasil é de segunda linha e beneficiará as indústrias limpas da Europa, que têm leis efetivas de regulação de produção. Enquanto permitirmos, essa será a herança que receberemos do mundo, do processo do capital globalizado.” 

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Pesquisador aponta impacto dos grandes empreendimentos na saúde