Busca do site
menu

Doutorado na região Nordeste tem primeira defesa

ícone facebook
Publicado em:11/01/2013

O Doutorado Interinstitucional (Dinter) da Escola Nacional de Saúde Pública na região Nordeste teve sua primeira tese de doutorado defendida pela aluna Nilza Cunha. O Dinter teve início em agosto de 2009 e faz parte de uma iniciativa da ENSP e do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães que visa fortalecer o quadro de recursos humanos na região Nordeste, bem como formar docentes para a realização do mestrado em Saúde Pública, organizado pelas instituições participantes. O programa é coordenado pelas pesquisadoras Maria Helena Barros e Cristinha Guilam.

A turma é composta de 20 alunos, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é a instituição receptora. Já a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) são as instituições associadas. 

Doutorado na região Nordeste tem primeira defesa
Os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter) têm como objetivo permitir a utilização das competências de programas de pós-graduação, avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros/regiões mais consolidados de ensino e pesquisa.


“A criação foi um processo complicado porque, além de construirmos um projeto que a Capes considerasse adequado em nível do nosso doutorado aqui na ENSP, tivemos de fazer um recorte especial para a região. Temos como parâmetro o nosso doutorado em Saúde Pública, mas fizemos algumas alterações; tanto que nem todas as linhas de pesquisa que temos aqui foram oferecidas no Dinter", explicou a coordenadora do projeto, Maria Helena Barros de Oliveira, na ocasião de lançamento do curso.

A primeira tese do programa foi defendida por Nilza Cunha, sob orientação da pesquisadora Eduarda Cesse, do Aggeu Magalhães, e Annick Fontbonne, pesquisadora visitante do Aggeu. O título do trabalho é Atenção ao hipertenso na Estratégia Saúde da Família: um estudo das características clínico-epidemiológicas e da organização dos serviços em João Pessoa - Paraíba.

Em dezembro de 2011, todos os projetos submetidos ao exame de qualificação foram aprovados. Para a coordenadora Cristina Guilam, a atuação da ENSP em outras regiões do país consolida o papel da instituição como Escola Nacional. "Faz parte da missão institucional da ENSP essa contribuição para a formação de quadros em regiões que têm uma disparidade em relação à região Sudeste. Somos uma Escola Nacional, e é uma honra colaborar nesse sentido”, disse.


Seções Relacionadas:
Ensino

Doutorado na região Nordeste tem primeira defesa

4 comentários
JOSÉ MARCOLINO DA SILVA
18/01/2013 18:45
Parabens à aluna Nilza Cunha,pelo êxito alcançado e, pelo incentivo para tantas outras pessoas que possuem o mesmo desejo.
JOSÉ MARCOLINO DA SILVA
18/01/2013 18:43
Parabens à aluna Nilza Cunha, pelo êxito alcançado e pelo incentivo à tantas outras pessoas,com o mesmo desejo.
ROBERTA GOMES ALVES BARBOSA
16/01/2013 19:09
PARABÉNS a aluna Nilza Cunha e a iniciativa para que muitos venham ganhar com mais essa barreira vencida.
ROSINALDA MARIA DE ASSIS
13/01/2013 13:07
PARABÉNS A ALUNA NILZA CUNHA!!! . Um grande incentivo para a região Nordeste. abç.. rose assis